sábado, 10 de outubro de 2009

Secult prorroga as inscrições para os editais de Cultura 2009.

Artistas e produtores culturais podem se inscrever até o dia 23 de outubro. Não perca!


Produtores culturais do Estado do Pará que quiserem receber incentivo do Governo do Estado para desenvolver seus projetos, têm uma nova oportunidade. É que foram prorrogadas, até o dia 23 de outubro, as inscrições para os editais de Cultura 2009. São oito editais voltados para várias formas de expressão cultural, sendo cinco novos voltados para vários grupos sociais. Os editais Prêmio Secult de Culturas Indígenas - Edição Nós Indígenas e Prêmio Secult de Culturas Quilombolas - Edição Maria Felipa Aranhas, serão lançados na segunda quinzena de Novembro.

Os prêmios compõem a ação Pará Faz Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), uma nova política de fomento cultural para o Estado do Pará. Para 2009, a Secult está ampliando esta importante política, que além de consolidar a política de Editais traz todos os prêmios anteriores e mais 5 (cinco) novos em novas modalidades: Indígenas, Quilombolas, Juventude, Saúde Mental e LGBT, além de algumas mudanças nos editais que já existiam. A Ação Pará Faz Cultura é resultado de um amplo debate entre artistas, grupos, mestres, povos tradicionais etc. consolidando-se como um instrumento indispensável ao fomento da produção cultural paraense.

A política de Editais é um dos marcos da atual política de democratização do acesso aos recursos públicos para a produção cultural no Pará. Demanda aprovada na 1ª Conferência Estadual de Cultura (CEC) e no Planejamento Territorial Participativo (PTP), norteia os investimentos em Cultura para os próximos anos e a distribuição em todas as regiões de integração do Estado e nas diversas formas de expressão cultural, tais como música, teatro, artes plásticas, literatura, audiovisual, fotografia, manifestações tradicionais entre outras.

As inscrições para os oito editais da ação Pará Faz Cultura 2009, iniciaram no dia 24 de agosto. Os editais e os formulários de inscrição estão disponíveis no site http://www.secult.pa.gov.br/Editais.asp ou na Secretaria de Estado de Cultura, que fica na Avenida Magalhães Barata, 830, bairro de Nazaré. Informações pelo telefone: 4009-8746 ou no e-mail: parafazcultura@secult.pa.gov.br.