quinta-feira, 15 de outubro de 2009

´CUFA PARÁ É CONVIDADA A PARTICIPAR DO TERRITÓRIO DA PAZ

No próximo dia 19 a Cufa Pará estará presente no Teritório da Paz, que levará para dentro dos bairos do Guamá e Terra Firme os projetos de segurança pública financiados pelo PRONASCI. Segue abaixo o texto do informatico do Ministério da Justiça.

Belém – uma das regiões metropolitanas mais violentas do Brasil – abrigará o próximo Território de Paz do Pronasci. No dia 19 de outubro, às 11h, os bairros de Guamá e Terra Firme
vão receber mais de vinte projetos simultâneos para diminuir e prevenir a criminalidade e a violência na capital paraense.
Um dos projetos mais importantes é o policiamento comunitário, que vai estabelecer uma relação de confiança e proximidade entre a população e os policiais, que irão realizar ronda sempre no mesmo local e serão conhecidos pelo nome.
No estado, já foram capacitados 3.363 profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias para o exercício conjunto em policiamento comunitário. O Pronasci selecionou 285 jovens parenses em situação de vulnerabilidade social para participar de atividades profissionalizantes, artísticas, desportivas e de cidadania promovidas pelo Protejo. Também serão selecionadas 500 Mulheres da Paz, lideranças comunitárias que atuarão como mediadoras sociais. Mulheres e jovens receberão bolsas de R$ 190 e de R$ 100, respectivamente, para participarem dos projetos.
A penitenciária especial do Pronasci no Pará vai gerar 421 vagas para jovens de 18 a 24 anos. A unidade contará com salas de aula, cursos educacionais e profissionalizantes. O Pará receberá, ainda, um Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instrumento responsável pelas políticas de prevenção ao delito, atendimento às vítimas, repressão e responsabilização dos autores.