quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Central Única das Favelas realiza em 2012 a segunda edição do Prêmio Anu.

O Prêmio Anu é um reconhecimento para ações realizadas em favelas de todo o Brasil, com o objetivo de dar visibilidade a esses projetos que beneficiam pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade. A premiação consiste em 3 fases: a primeira, que é onde através das CUFA’s de todo o Brasil, jurados e seleções pelo banco de dados da CUFA, são selecionadas as 5 melhores ações de cada Estado. A  segunda fase, que é a que estamos neste momento, que consiste na divulgação das instituições selecionadas e o inicio da votação popular online no site do Prêmio Anu. A divulgação ocorreu dia 18 de novembro e a votação teve início no dia 25 de novembro.
A terceira fase terá início no dia 31 de dezembro, onde às 10h da manhã serão encerradas as votações online e ao meio-dia serão divulgadas as ações campeãs de cada estado. No dia 7 de Janeiro de 2012, tem inicio a votação a nível nacional. Este porém, ano a CUFA resolveu inovar o Prêmio Anu: fará uma premiação tripla. Por voto popular online, também, serão escolhidas as 3 melhores ações do Brasil. Estas ações ganham o prêmio Anu Preto como reconhecimento no dia 28 de fevereiro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Foram mais de 27.000 ações inscritas em todos os Estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Destas, apenas as 5 mais indicadas de cada localidade participarão da votação popular no site do evento.

As votações estaduais nacionais devem ser feitas pelo
www.premioanu.com.br nos dias indicados.

O Prêmio Anu 2012 traz o tema “Parabéns Pra Você” e vem somar na grande celebração do aniversário de 10 anos da Central Única das Favelas. Durante essa década a CUFA abriu espaço para as expressões artísticas nascidas em áreas marginalizadas pelo mercado do entretenimento e do esporte. A CUFA se entrelaça com diversas outras ações realizadas em favelas de todo o país no desejo de igualdade, liberdade, compromisso e valorização da vida humana. Assim, o Prêmio Anu unirá todas essas iniciativas exaltando suas mobilizações e atitudes sob o “Parabéns Pra Você”. Parabenizamos as Favelas de todo o Brasil pela luta em demonstrar seus valores e parabenizamos também os atores sociais que interferem com qualidade de vida nas regiões em que trabalham, fundamentalmente, sobre a necessidade de equilíbrio entre os poderes que se exercem sobre cada espaço, parabenizamos aqueles que mediam a paz e são encarregados diariamente pela transformação social, educativa e esportiva não só das favelas, mas de toda a nação.

A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 2012, onde os vencedores estaduais receberão o Anu de Ouro e as melhores ações a nível nacional receberão o  prêmio destaque da noite: o Anu Preto.

Anu é um pássaro negro que representa a luta das classes sociais desfavorecidas em busca do reconhecimento e pode ser  encontrado em todo o país.  O pássaro se tornou alvo de preconceito, símbolo de agouro e repudiado pela população nacional, pois no período colonial os escravos eram assim insultados pelos portugueses e espanhóis. A CUFA trouxe para a sua premiação o Anu como símbolo, indo de encontro à quebra de tabus e dissolvendo preconceitos. Com essa ideologia surgiu o Prêmio Anu.

O projeto conta com o patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Mais informações:
www.premioanu.com.br
twitter.com/#!/Premio_Anu
www.facebook.com/pages/Prêmio-Anu

Serviço:

18 de novembro - Divulgação das 5 ações indicadas por Estado;
25 de novembro a 31 de dezembro de 2011 - Votação popular nível estadual;
31 de dezembro às 12h – Divulgação das ações mais votadas de cada Estado;
07 de Janeiro a 28 de fevereiro de 2012  - Votação popular para a melhor ação nacional;
28 de fevereiro de 2012 – Premiação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto Cine Periferia Itinerante encerra nesta sexta-feira

Encerramento do Projeto Cine Periferia vai montar cinema no Complexo Ver-o-Rio 

O projeto Cine Periferia Itinerante encerra nesta sexta-feira, 16 de dezembro, no complexo Ver-O-Rio. Além do filme “5xFavela, Agora por nós mesmos”, o projeto vai apresentar o primeiro resultado da “Oficina de introdução ao Audiovisual”, escrito, produzido e dirigido pelos alunos da Escola Temistócles de Araújo, na Marambaia.  

O filme curta-metragem chamado “Consequências” mostra uma reflexão dos alunos sobre o bulliyng. Para o ministrante da oficina Elrick Lima, o resultado foi uma surpresa. “Eles mesmos escreveram as cenas de um dia para o outro e eles mesmo atuaram no filme, além de fazer a direção. O resultado me surpreendeu”, afirma. O ator principal, o aluno de 15 anos, Itair Filho, explica que nunca tinha sequer sonhado em participar de um projeto desse porte e que apesar de cansativo foi enriquecedor. “O mais difícil mesmo foi viver o personagem que sofre bulliyng porque eu nunca tinha pensado diretamente no assunto e sofrer todas as aquelas agressões gratuitas, nossa, é muito difícil”, reflete o estudante.

Outro que também se revelou ator dentro da oficina foi Bruno Macedo, 17 anos, no filme, ele interpreta um dos agressores. Para ele, o mais incrível foi ver o resultado de uma semana de trabalho, uma vez que a realização das cenas é sem ordem e o número de repetições não deixa espaço para imaginar como fica o produto final. “Uma semana foi pouco. Tudo isso é novo para todos nós e, além de produzir o vídeo, a gente ainda teve a chance de discutir um problema que é comum dentro da escola”, explica Bruno.
Centro de Recuperação Feminino recebe oficina de Audiovisual

Depois da Marambaia e do Guamá, as oficinas chegam ao Centro de Recuperação Feminino. O objetivo das oficinas é também mostrar que o cinema pode ser um veículo de transformação e informação, principalmente para as camadas onde a sétima arte é tratada apenas como produto de consumo. O projeto Cine Periferia Pai D’égua é uma iniciativa da ONG Crias do Futuro em parceria com a Cufa-Pa. As oficina acontecer de 12 a16 de dezembro.

Em Outubro as internas tiveram uma sessão de cinema, onde o filme “Quem faz a minha moda sou seu”, mostrou como uma ex-detenta reconstruiu sua vida após passar pela mesma situação em que estão as internas. “O que a gente quer agora é mostrar para elas como também fazer isso, como contar a história delas, oferecer as técnicas para que elas possam se mostrar e assim sair dessa condição com mais ferramentas de sobrevivência”, conta Aline Machado, coordenadora geral da ONG.

A oficina vai abranger técnicas de captação de imagens, edição e roteirização de histórias e documentários. São 20 horas aulas e no fim elas deverão apresentar um produto final em forma de filme ou documentário sobe o cotidiano delas na instituição. Para o ministrante da Oficina Elrick Lima, o importante é fazer com que elas sintam que suas vidas tem importância.

 Apresentação no Ver-o-Rio encerra Itinerância do Projeto

 Depois de percorrer 16 locais da grande Belém, levar cinemas para as ilhas e ainda discutir a situação social do país em locais como o Centro de Recuperação Feminino e ainda com os internos da FASEPA, chega ao fim o projeto Cine Periferia Itinerante. O encerramento será nesta sexta-feira, dia 16 de Dezembro, no complexo Ver-O-Rio.

O filme exibido será o “5xFavela, Agora por nós mesmos” um projeto idealizado pela Cufa nacional que fez com que os moradores das favelas cariocas colocassem a mão na massa e discutissem o que há de melhor e de pior em suas comunidades.

Os projetos Cine Periferia Pai D’égua, Cine Periferia Itinerante e Oficinas de Audiovisual  são uma promoção e realização da ONG Crias do Futuro, que nasceu em 2008, cuja função é desenvolver projetos que auxiliem o desenvolvimento e de ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano. A Central Única das Favelas também é parceira nesse projeto.  

Nessas ações de Cinema, a ONG tem a patrocínio da Oi, da Semear, Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.
  
Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Próxima sessão de Cinema será na Cidade Velha

No dia 15 de dezembro, o destino do Cine Periferia é a Escola Estadual General Gurjão na Cidade Velha. O filme 5xFavela vai mostrar como as pessoas das comunidades cariocas lidam com temas como drogas e violência, além de falta de energia e pobreza. O Projeto Cine Periferia Itinerante é uma iniciativa da ONG Crias do Futuro e da Cufa/Pa.   

Cotijuba e Abrigo Dulce Acciole também já receberam o projeto

Mais de cem pessoas se reuniram na barraca da Rita Marley na última sexta-feira, o motivo era uma programação completamente diferente daquilo a que as crianças e adultos estavam acostumados diariamente. Os moradores puderam prestigiar uma sessão de cinema proporcionada pelo projeto Cine Periferia Itinerante.

O filme “5xFavela – Agora por nós mesmos” atraiu a atenção de Gabriela Nascimento de 15 anos, ela disse que ficou um pouco chocada com algumas histórias. “É uma realidade brutal essa, mas não podemos dizer que está muito longe do que vivemos. Aqui também presenciamos muitas coisas como drogas, mas ainda não temos tanta violência assim”, comemora a adolescente.

Atravessar a baía, com muitos equipamentos, para levar cinema a pessoas que vivem outra realidade tão perto de Belém foi recompensado segundo a coordenadora do projeto Aline Machado. “Ouvir as crianças e jovens rindo, e perceber como eles realmente estão encantados com a novidade faz com que a gente perceba como somos privilegiados e como realmente esse trabalho é necessário. Democratizar o acesso a cultura não é dever apenas do Estado, é nosso como cidadão também”, acredita a idealizadora do Cine Periferia Itinerante.





O projeto também esteve no Abrigo Dulce Acciole na semana passada. O intuito era promover uma tarde diferente para as internas abrigadas. As adolescentes que fogem uma realidade brutal tiveram momentos de divertimento e reflexão.


Vania Souza, de 12 anos, assistiu um filme em tela grande pela primeira vez emocionou-se com muitas cenas e afirmou “Ver essas histórias sempre faz a gente pensar em nossa própria vida”. Outra que ficou impressionada com as situações mostradas no 5xFavela foi Rafaela da Silva, de 15 anos, “Nada do que vimos é diferente do nosso cotidiano, mas o amor e a alegria de algumas histórias lembram as fases felizes que temos”, disse ela.
 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto do Crias do Futuro atravessa a baía e leva Cinema às Ilhas

Hoje, o projeto da Crias do Futuro e Cufa/Pa leva cinema a população de Cotijuba ilha que faz parte da grande Belém, mas ainda tem pouco a acesso a cultura. O projeto leva na bagagem toda a estrutura de um cinema para a comunidade assistir 5xFavela.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cotijuba na programação do Cine Periferia Itinerante

Na próxima sexta-feira, 02 de dezembro, o projeto Cine Periferia Itinerante desembarca na praia do Vai-quem-quer na Ilha de Cotijuba, na bagagem toda a estrutura para apresentar o 5xFavela em telão de cinema para a população da ilha.


Público da Marambaia prestigia Cine Periferia

Acostumados a projetos que usam a praça como palco para manifestações artísticas, o público do bairro da Marambaia não decepcionou e compareceu para a exibição do filme “5xFavela, agora por nós mesmos”, uma iniciativa do Cine Periferia Itinerante, ação da ONG Crias do Futuro, na última quinta-feira, 24.

O filme chamou a atenção dos moradores, que ocuparam todo o espaço destinado a exibição, famílias inteiras em bicicletas, com carrinhos de bebês e trabalhadores, na volta para casa, que se identificaram com as histórias do cotidiano das vidas nas comunidades cariocas.

Joaquim Santiago, de 31 anos, conferiu a programação com a família inteira. Para ele, a iniciativa ajuda a convencer os jovens a se manter longe da marginalidade e das drogas. “Com esses filmes a gente vê que as crianças e os adolescentes começam a pensar sobre os problemas que nos cercam e a se proteger também”, afirmou o pai de família.

Outra que considerou o filme bem próximo da realidade foi a vendedora Suely Nunes, de 38 anos, que levou a sobrinha para a praça. “Os filmes mostram um pouco da a nossa vida, poderiam ter acontecido aqui, na nossa vizinhança e despertam nossa percepção para discutir assuntos comuns ao nosso dia-a-dia que às vezes deixamos passar”, acrescentou Suely.

Concorda com os dois, o estudante de 21 anos, Leandro Silva, que foi com o pai assistir ao filme. “Essa programação é boa porque faz com as pessoas do bairro possam saber o que é assistir um filme em tela grande além de fazer com que as possamos abordar esses temas comuns”, ressaltou Leandro.


O filme 5xfavela é um documentário em cinco episódios que conta o cotidiano das pessoas nas comunidades cariocas, escritos, realizados e dirigidos pelos próprios moradores. 








O projeto Cine Periferia Itinerante é uma ação da ONG Crias do Futuro e da CUFA/Pa com patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.

sábado, 19 de novembro de 2011

Marambaia viverá dia de Cinema Paradiso na proxima 5a

Dia 24 de novembro, o filme “5xFavela” será apresentado no maior estilo “Cinema Paradiso” no bairro da Marambaia. Os moradores poderão conferir o filme com tela e projetor em praça pública. A praça é a Tancredo Neves que fica na Passagem Dalva, esquina com 6ª rua.

A exibição é iniciativa do Projeto Cine Periferia Itinerante da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. O projeto já percorreu oito bairros da Grande Belém, o CRF e a FASEPA levando filmes feitos pela comunidade para as comunidades.

Segundo a coordenadora geral da ONG, Aline Machado, os filmes levam reflexão sobre as condições de vida dentro das periferias do Brasil. “Fazer com que as pessoas percebam que suas vidas podem sim servir de pano de fundo para obras cinematográficas”, afirma. 

A ONG Crias do Futuro e CUFA PA, que com o patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, iniciou o projeto em setembro com a 1ª edição do Cine Periferia Pai D’égua. O evento trouxe para Belém MV Bill, diretor do documentário “Falcão – Meninos do Trafico” e de Wagner Novais, diretor do Filme 5X Favela.

Guamá recebe projeto Cine Periferia

Os cinco episódios do filme 5xfavela foram exibidos na última quinta-feira para os moradores e vizinhos da Associação Beneficente Amigos do Guamá na passagem Napoleão Laureni. Atração provocou tanto os moradores que foi preciso reprisar os primeiros episódios do filme para atender o público que chegou depois do inicio da sessão.

Para a vendedora, Michele Souza, 32 anos, que acompanhava a filha pequena durante a sessão de cinema, o mais importante são as oportunidades que a exibição oferece para a conversa entre pais e filhos. “O bom desses filmes são as verdades que eles mostram para as crianças e para os pais. Dessa maneira podemos fazer as crianças conheceram os problemas comuns que vivemos nas nossas comunidades e assim ajuda-los a não se envolver nesses problemas”, afirmava Michele Souza.

Outro que estava empolgado com a visita do Cine Periferia era Romulo Guerreiro, da associação, “Acredito que essa iniciativa é ótima para os nossos associados que vem aqui fazer esporte. Uma programação diferente ajuda a manter a perspectiva da necessidade de pensar sobre a nossa realidade”, acredita Romulo.
O bairro do Guamá foi o décimo a receber o projeto. 




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Guamá recebe Cinema de Graça nesta Quinta-Feira

Guamá era considerado um dos bairros prioritários na lista de visitas a serem feitas pelo projeto Cine Periferia Itinerante por ainda ser considerado o bairro mais populoso de Belém, e manter em alta seus índices de violência. Esses são apenas alguns dos motivos que atrai projetos sociais de todos os tipos.

A exibição do filme “5xFavela” quer atingir os moradores e facilitadores desses projetos também dentro do bairro. O documentário é um conjunto de histórias escritas, dirigidas e produzidas por moradores das comunidades cariocas, e será levado para o Guamá com o objetivo de despertar no guamaenses a vontade de também apresentar seu cotidiano através de obras cinematográficas. 

O Filme será exibido nesta quinta-feira, na Associação Beneficente Amigos do Guamá, que fica na Passagem Napoleão Laurenti entre Passagem Brasília e Guerra Passos, às 19h.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Próximos a receberem a visita do Cine Periferia Itinerante são os moradores do Guamá

O décimo lugar a receber o projeto é um bairro da periferia de Belém que abriga escolas de samba famosas e até a Universidade Federal do Pará, mas ainda está entre os locais onde os índices de violência urbana assustam e onde as iniciativas governamentais não atendem necessidades básicas, como saneamento, diversão, educação e arte.

Na próxima quinta-feira, dia 17, os moradores poderão descobrir como é ver sua cultura e cotidiano retratados numa tela de cinema. Às 19h na Associação Beneficente Amigos do Guamá. O espaço fica na Passagem Napoleão Laurenti entre Passagem Brasília e Guerra Passos.

5xFavela faz sucesso no conjunto Promorar

Crianças, adolescentes e adultos reuniram-se na última quinta-feira, 09, para assistir o filme “5xFavela – Agora por nós mesmos”, na sede da Associação Beneficente de Moradores do Conjunto Promorar. A iniciativa do projeto Cine Periferia Itinerante quer apresentar o cinema como forma de expressão social e cultural para as comunidades com menor poder aquisitivo.

Desde setembro, o projeto já percorreu oito locais levando filmes de cunho social para as comunidades que não se veem comumente nas telas de cinema. A exemplo disso, o projeto exibe filmes como “5xFavela – Agora por nós mesmos”, “Quem faz a minha moda sou eu” e “Favela no Ar”, documentários que retratam a vida nas comunidades e das pessoas simples que vivem nelas. Provocando uma identificação quase imediata com o público a quem é mostrado.

No Promorar, o grupo de capoeira que treina na associação de moradores, se interessou não só pelo cinema, mas também pelas outras ações do projeto como a oficina de AudioVisual. 




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Oficinas do Cine Periferia já mobilizam alunos de Escolas no Benguí

Alunos do projeto Adolescente Aprendiz da Cidade de Emaús se empolgaram com a possibilidade de fazer uma das oficinas de “Introdução a Linguagem AudioVisual” que serão ofertadas pelo projeto Cine Periferia Itinerante. No último sábado, dia 04, os adolescentes receberam a sessão do filme “5xFavela”, todo realizado por moradores de comunidades cariocas.
Erick Tarso e Edgar Marques, ambos de 16 anos, já estavam empolgados pelas oficinas. “Nunca pensamos de verdade em cinema como forma de expressão, mas se pudermos e claro que gostaríamos de fazê-lo”, disse Erick Tarso  enquanto Edgar já contava as horas da agenda pra tentar encaixar a oficina. “O problema é que trabalhamos e estudamos a semana inteira, e no sábado ainda temos aulas de manhã, mas for num horário que eu possa fazer, claro que quero me inscrever”, afirmava empolgado o adolescente.
Cerca de 100 alunos do bairro do Benguí assistiram o filme. O objetivo era mesmo instigar os alunos a perceberem o cinema como uma linguagem na qual eles também poderiam se comunicar.
As oficinas e as apresentações de filme do projeto são uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA, patrocinados pela Oi, Governo do Estado através da Lei Semear, com apoio da Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.







Val-de-Cans é o próximo bairro onde chega o Cine Periferia Itinerante

A associação de moradores do Promorar será a sede do projeto Cine Periferia Itinerante nesta quarta-feira. Este é o oitavo local, onde o projeto chega, faltando agora apenas mais oito lugares a serem visitados, que desde setembro leva cinema aos moradores das comunidades belemenses. O filme “5xFavela - Agora por nós mesmos” é a atração desta quarta-feira, dia 09 de novembro, às sete da noite.
O projeto deve encerrar em dezembro com uma grande exibição ao ar livro no Complexo Ver-o-Rio. Nos quatro meses, o Cine Periferia Itinerante percorreu 16 lugares, entre bairros periféricos de Belém e cidades do interior do Estado. Além de promover oficinas de Introdução a Linguagem AudioVisual em quatro espaços. 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

5xFavela será apresentado no Benguí

Um projeto da ONG Crias do Futuro e CUFA PA, com patrocínio da OI, Semear e Governo do Estado: O Cine Periferia Itinerante continua seu percusso pelos bairros periféricos da Grande Belém. Neste sábado, dia 05, os adolescentes atendidos pelos projetos da Cidade de Emaús teão uma manhã diferente. “5xFavela, Agora pro nós mesmos”. 

O Filme tem cinco episódios que contam várias facetas da vida dentro das comunidades.  

Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.

Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.

Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.

Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.

Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.    

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

5xFavela e Rio foram atrações do Cine Periferia Itinerante

Cinema no bairro e tratando de temas relacionados aos problemas dos comunidades foi o que o Projeto Cine Periferia Itinerante levou aos bairros da Pedreira e do Telegrafo nos dias 26, 27 deste mês. A exibição do documentário “5xfavela, agora por nós mesmos” e da animação “Rio” reuniu alunos, pais, e comunidade.
Para as donas de casa, Sibia Melo de 22 anos e Brenda Moraes de 35 a oportunidade foi única. “Essa programação infantil aqui pra crianças perto de casa a noite é importante para dar outra atividade as crianças que nesse horário ficam desocupadas ou reféns das más companhias na rua”, afirmou Brenda Moares. Já Síbia Melo foi mais enfática. “Olha, cinema perto de casa, uma programação saudável perto de casa é sempre muito bom, porque a gente pode curtir sem gastar e sem se preocupar”, explica.
As crianças também a provaram o projeto. Brenda Martins de 9 anos era uma das espectadoras sentadas na primeira fila “Adorei ver o filme assim nesse telão”,  sorriu a menina.
Na Escola de Samba Piratas da Batucada onde a comunidade assistiu 5xFavela, a atenção do público foi outra. O adolescente Ney Gabriel do Santos, de 15 anos, adorou a o filme e se sentiu representado na telona. “Esse tipo de filme é bom porque as pessoas podem saber como é a vida dentro das comunidades e nos olhar sem preconceito. O mais legal é que instiga a gente a mostrar também as nossas histórias”, afirma o adolescente.


PEDREIRA




TELÉGRAFO

A próxima sessão de cinema vai ser na Cidade de Emaús no Benguí, no dia 03 de Novembro. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cine Periferia chega a Pedreira e Telégrafo

Pedreira e Telégrafo vão receber as sessões de cinema do Cine Periferia Itinerante. A Escola de Samba Piratas da Batucada deve assistir o filme “5xFavela, agora por nós mesmos”, nesta quarta-feira. O Curro Velho vai ser a casa do Cine na quinta-feira ambos às 18h.  

O filme é um retrato do que a iniciativa quer realizar nas comunidades. Promover o reconhecimento de seu potencial como fonte de histórias e ainda formar os públicos desses locais para também produzir material para a tela grande. O projeto é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA, com patrocínio da Oi.
Depois de Cremação, Jurunas, Terra Firme, FASEPA e CRF, no sábado foi a vez de mosqueiro receber o projeto.
___________________________________________________________
Mosqueiro

O filme “5xFavela, agora por nós mesmos” foi apresentado neste sábado (22/10) para cerca de 300 moradores da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. A plateia vibrou com as histórias simples e ilustrativas sobre amor, honra, compromisso e diversão, escritas e idealizadas por moradores de comunidades cariocas. 

A cobradora de ônibus, Luciana Marques, de 25 anos, adorou a oportunidade. “Eu achei muito bom, porque aqui em Mosqueiro não tem um divertimento como esse aqui, principalmente para os adolescentes, então esse projeto veio trazer isso. Um filme com o qual nos identificamos e as gírias que são realmente a nossa cara”, afirma a Luciana.

Outro que também adorou o filme foi o participante dos Movimentos Hip Hop e de Graffiti de Mosqueiro, Jobert Rodrigues. Para ele, o filme foi mais que um momento de diversão, mas também de aprendizado. “O filme foi uma demonstração para os jovens de como lidar com a família e com algumas situações do cotidiano. Principalmente, mostrar o que acontece com quem mesmo sem querer entra no mundo do crime”, acredita Jobert.




Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Mastro e 5xFavela são atrações de sábado na Ilha do Mosqueiro

Cinema gratuito e de qualidade é o que será apresentado neste sábado na Ilha de Moqueiro, distrito de Belém, cerca de trezentas pessoas são esperadas para a exibição dos documentários “O Mastro de São Caralho” e “5xFavela, agora por nós mesmos”. Os dois filmes foram idealizados, criados, dirigidos e produzidos pela própria comunidade. O primeiro em Mosqueiro e o segundo por moradores das favelas cariocas. 

O projeto que leva filmes da comunidade para a comunidade é o Cine Periferia Itinerante uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. Mosqueiro é o 5º lugar em que o projeto chega com a proposta de divertir e promover uma reflexão sobre o cotidiano nessas lugares.

“O Mastro de São Caralho” é um documentário de 23 minutos, que expõe a revolta da população do local com o poder público que só lembra da ilha no período de férias. Na programação deste sábado, está ainda a produção “5xFavela, agora por nós mesmos”, outro documentário, que em cinco episódios, escritos, idealizados e dirigidos por moradores das favelas cariocas mostram a realidade de quem vive nessas comunidades.

O projeto Cine Periferia Itinerante também exibiu o “5xFavela, agora por nós mesmos” na última sexta-feira (21/10) para quinze internos da Fundação de Assistência SocioEducativa do Pará (FASEPA), antiga Funcap. O objetivo era provocar nos internos a vontade de contar suas próprias histórias através do cinema. Além de "5xFavela", os internos também assistiram a produção co-brasileira “Favela no Ar”. Os dois filmes alertaram os adolescentes para possibilidades ainda não imaginadas.

 


Para a coordenadora do projeto, Aline Machado, os filmes tem sempre uma mensagem a ser dada ao público a que é apresentado, essa é a diferença do projeto, o total comprometimento com a comunidade em que está inserido.

O projeto Cine Periferia Itinerante vai percorrer 16 bairros e algumas cidades paraenses entre elas, Abaetetuba e São Caetano. Já foram visitados Terra Firme, Jurunas,Cremação, CRF, FASEPA. Estão agendados ainda Pedreira, Telégrafo, Bengui, Guamá, Pratinha, Tapanã, Icoaraci, Reduto, . 

Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Crias do Futuro" Semana Pedagógica

O projeto Crias do Futuro objetiva oferecer aos adolescentes oficinas sócio-culturais de Break, DJ, Fotografia, Grafite e Percussão, proporcionando ferramentas de inclusão e espaço de discussões e reflexões que possibilite o protagonismo juvenil através de produções culturais. Todas as oficinas serão realizadas neste momento em Cinco bairros periféricos da cidade de Belém (Guamá, Terra Firme, Jurunas, Telegrafo e PAAR). Com o objetivo de atender 100 jovens, de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social ou que se encontra em situação de convivência com a violência, destacadamente os seguintes segmentos sociais da juventude: adolescentes em conflito com a lei, jovens egressos do sistema penitenciário e jovens em situação de descontrole pessoal/familiar grave; Promovendo um ambiente que retire os jovens da ociosidade e da vivência com o crime ou violências, oferecendo-lhes escolhas para traçar novos caminhos de um enriquecimento cultural, verbal e social no enfrentamento dessa criminalidade e da violência, e auxiliar de forma significativa para a redução dos altos índices de criminalidade desses bairros.

Nesta Segunda-Feira Dia 22 de agosto começou a Semana de Pedagógica, com a intenção de contribuir no processo didático aos instrutores da oficina.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana da Curadoria.


Semana da Curadoria de 15 a 19 de agosto.
Curadores: Miguel Raoni, Aline Machado e Victor Pamplona

As inscrições terminaram, agora é  hora de selecionar os filmes para serem exibidos na tela do Cine Olympia. Brevemente a programação estará disponível no blog: www.cineperiferiapaidegua.blogspot.com
Agradecemos a todos que nós enviaram os vídeos e contamos com  presença em nosso festival.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entrevista 14h30 - Sem Censura Pará - TVC PA no Dia 01 de Agosto de 2011.

Entrevista no Sen Cnsura Pará no Dia 01 de Agosto de 2011.
14h30 - Sem Censura Pará - TVC PA

FESTIVAL CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA ABRE INSCRIÇÕES PARA OBRAS INDEPENDENTES.




·         Primeira edição do Festival idealizado pela ONG Crias do Futuro em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA, tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi futuro
   A 1ª edição do Cine Periferia Pai D’Égua já está com as inscrições abertas para receber obras audiovisuais independentes nos formatos de vídeo-minuto, curta, média e longa-metragem. Os selecionados farão parte da mostra de cinema idealizada pela ONG Crias do Futuro, em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA. O objetivo é incentivar e fomentar a cultura de periferia, por meio da produção de filmes assinadas por jovens moradores de comunidades periféricas da capital paraense e nacional. Selecionado em 2010 pelo Programa Oi de Patrocínios Incentivados, o projeto vai oferecer ainda oficinas e palestras para os jovens interessados em produzir suas obras.  As inscrições estão abertas até o dia 07 de agosto de 2011.
   O Cine Periferia Pai D’égua acontecerá de 06 a 11 de setembro, no Cine Olympia, em Belém. Os filmes selecionados concorrerão a troféus nas categorias de melhor direção, roteiro, vídeo minuto, curta, média e longa-metragem de ficção ou documentário. É uma proposta inédita e singular na difusão e fomento de filmes produzidos nas periferias brasileiras, contribuindo para a formação de platéia e democratização do acesso da população aos filmes considerados alternativos e independentes. “Mais do que uma mostra, o Cine Periferia Pai D’égua é um espaço exibidor que acompanha e registra a atual evolução da linguagem cinematográfica vinda da periferia”, conta Aline Machado, coordenadora do projeto.
As obras inscritas deverão obedecer certas regras, estabelecidas no regulamento, como não conter conteúdos com apologia ou incitação ao uso de drogas de qualquer espécie, ao racismo, a homofobia, a violência sexual ou qualquer outra forma de violência e\ou qualquer tipo de discriminação. As produções também devem cumprir o objetivo do evento: exibir filmes vindos da periferia, de forma a retratá-la. Mais informações sobre o regulamento e inscrições no endereço eletrônico http://cineperiferiapaidegua.blogspot.com ou pelos e-mails cineperiferiapaidegua@yahoo.com.br e cintialuna.cufa.pa@gmail.com.
  Após o evento, os filmes selecionados para a mostra percorrerão espaços alternativos de exibição por toda a região metropolitana de Belém, na ação denominada Cine Periferia Itinerante.
  O Crias do Futuro e a Central Única das Favelas - CUFA PA nasceram no ano de 2008 na cidade de Belém, trazendo como missão desenvolver projetos, que contribuam para o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens de comunidades periféricas em situação de risco social. Promover, incentivar e fomentar ações culturais, sociais, educacionais, esportivas e de promoção da cidadania, são ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano.
Este projeto conta com o patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e com o apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.

Sobre O Crias do Futuro
  A organização desenvolve vários projetos culturais entre eles o Hip Hop, um movimento artístico cultural, político e social que aproxima os jovens alijados de todos os mecanismos de emancipação, indicando formas criativas e alternativas de superar a segregação. E com mais amplitude, envolve e informa a sociedade sobre a relevância de todo o processo destas ações. Também são utilizadas outras formas de linguagens, ampliando e atingindo outras expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.
Sobre o Oi Futuro
  O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. Em parceria com o governo federal, a Oi já leva banda larga a mais de 47 mil escolas públicas na sua área de atuação, beneficiando milhões de estudantes. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

Assessoria de Comunicação - Cíntia Luna

terça-feira, 26 de julho de 2011

1ª EDIÇÃO DO CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA.


A ONG CRIAS DO FUTURO,EM PARCERIA COM A CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS – CUFA, APRESENTA SUA 1ª EDIÇÃO DO CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA.



DATA: 06 a 11 DE SETEMBRO.

LOCAL: CINE OLYMPIA - AV. PRESIDENTE VARGAS, 918.

As inscrições estão abertas até o dia 07 de agosto de 2011.

Informações :
BLOG: http://www.cineperiferiapaidegua.blogspot.com/
EMAILS: cineperiferiapaidegua@yahoo.com.br // cintialuna.cufa.pa@gmail.com