Cinema gratuito e de qualidade é o que será apresentado neste sábado na Ilha de Moqueiro, distrito de Belém, cerca de trezentas pessoas são esperadas para a exibição dos documentários “O Mastro de São Caralho” e “5xFavela, agora por nós mesmos”. Os dois filmes foram idealizados, criados, dirigidos e produzidos pela própria comunidade. O primeiro em Mosqueiro e o segundo por moradores das favelas cariocas.
O projeto que leva filmes da comunidade para a comunidade é o Cine Periferia Itinerante uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. Mosqueiro é o 5º lugar em que o projeto chega com a proposta de divertir e promover uma reflexão sobre o cotidiano nessas lugares.
“O Mastro de São Caralho” é um documentário de 23 minutos, que expõe a revolta da população do local com o poder público que só lembra da ilha no período de férias. Na programação deste sábado, está ainda a produção “5xFavela, agora por nós mesmos”, outro documentário, que em cinco episódios, escritos, idealizados e dirigidos por moradores das favelas cariocas mostram a realidade de quem vive nessas comunidades.
O projeto Cine Periferia Itinerante também exibiu o “5xFavela, agora por nós mesmos” na última sexta-feira (21/10) para quinze internos da Fundação de Assistência SocioEducativa do Pará (FASEPA), antiga Funcap. O objetivo era provocar nos internos a vontade de contar suas próprias histórias através do cinema. Além de "5xFavela", os internos também assistiram a produção co-brasileira “Favela no Ar”. Os dois filmes alertaram os adolescentes para possibilidades ainda não imaginadas.
Para a coordenadora do projeto, Aline Machado, os filmes tem sempre uma mensagem a ser dada ao público a que é apresentado, essa é a diferença do projeto, o total comprometimento com a comunidade em que está inserido.
Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA.