sábado, 19 de novembro de 2011

Marambaia viverá dia de Cinema Paradiso na proxima 5a

Dia 24 de novembro, o filme “5xFavela” será apresentado no maior estilo “Cinema Paradiso” no bairro da Marambaia. Os moradores poderão conferir o filme com tela e projetor em praça pública. A praça é a Tancredo Neves que fica na Passagem Dalva, esquina com 6ª rua.

A exibição é iniciativa do Projeto Cine Periferia Itinerante da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. O projeto já percorreu oito bairros da Grande Belém, o CRF e a FASEPA levando filmes feitos pela comunidade para as comunidades.

Segundo a coordenadora geral da ONG, Aline Machado, os filmes levam reflexão sobre as condições de vida dentro das periferias do Brasil. “Fazer com que as pessoas percebam que suas vidas podem sim servir de pano de fundo para obras cinematográficas”, afirma. 

A ONG Crias do Futuro e CUFA PA, que com o patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, iniciou o projeto em setembro com a 1ª edição do Cine Periferia Pai D’égua. O evento trouxe para Belém MV Bill, diretor do documentário “Falcão – Meninos do Trafico” e de Wagner Novais, diretor do Filme 5X Favela.

Guamá recebe projeto Cine Periferia

Os cinco episódios do filme 5xfavela foram exibidos na última quinta-feira para os moradores e vizinhos da Associação Beneficente Amigos do Guamá na passagem Napoleão Laureni. Atração provocou tanto os moradores que foi preciso reprisar os primeiros episódios do filme para atender o público que chegou depois do inicio da sessão.

Para a vendedora, Michele Souza, 32 anos, que acompanhava a filha pequena durante a sessão de cinema, o mais importante são as oportunidades que a exibição oferece para a conversa entre pais e filhos. “O bom desses filmes são as verdades que eles mostram para as crianças e para os pais. Dessa maneira podemos fazer as crianças conheceram os problemas comuns que vivemos nas nossas comunidades e assim ajuda-los a não se envolver nesses problemas”, afirmava Michele Souza.

Outro que estava empolgado com a visita do Cine Periferia era Romulo Guerreiro, da associação, “Acredito que essa iniciativa é ótima para os nossos associados que vem aqui fazer esporte. Uma programação diferente ajuda a manter a perspectiva da necessidade de pensar sobre a nossa realidade”, acredita Romulo.
O bairro do Guamá foi o décimo a receber o projeto.