segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Próxima sessão de Cinema será na Cidade Velha

No dia 15 de dezembro, o destino do Cine Periferia é a Escola Estadual General Gurjão na Cidade Velha. O filme 5xFavela vai mostrar como as pessoas das comunidades cariocas lidam com temas como drogas e violência, além de falta de energia e pobreza. O Projeto Cine Periferia Itinerante é uma iniciativa da ONG Crias do Futuro e da Cufa/Pa.   

Cotijuba e Abrigo Dulce Acciole também já receberam o projeto

Mais de cem pessoas se reuniram na barraca da Rita Marley na última sexta-feira, o motivo era uma programação completamente diferente daquilo a que as crianças e adultos estavam acostumados diariamente. Os moradores puderam prestigiar uma sessão de cinema proporcionada pelo projeto Cine Periferia Itinerante.

O filme “5xFavela – Agora por nós mesmos” atraiu a atenção de Gabriela Nascimento de 15 anos, ela disse que ficou um pouco chocada com algumas histórias. “É uma realidade brutal essa, mas não podemos dizer que está muito longe do que vivemos. Aqui também presenciamos muitas coisas como drogas, mas ainda não temos tanta violência assim”, comemora a adolescente.

Atravessar a baía, com muitos equipamentos, para levar cinema a pessoas que vivem outra realidade tão perto de Belém foi recompensado segundo a coordenadora do projeto Aline Machado. “Ouvir as crianças e jovens rindo, e perceber como eles realmente estão encantados com a novidade faz com que a gente perceba como somos privilegiados e como realmente esse trabalho é necessário. Democratizar o acesso a cultura não é dever apenas do Estado, é nosso como cidadão também”, acredita a idealizadora do Cine Periferia Itinerante.





O projeto também esteve no Abrigo Dulce Acciole na semana passada. O intuito era promover uma tarde diferente para as internas abrigadas. As adolescentes que fogem uma realidade brutal tiveram momentos de divertimento e reflexão.


Vania Souza, de 12 anos, assistiu um filme em tela grande pela primeira vez emocionou-se com muitas cenas e afirmou “Ver essas histórias sempre faz a gente pensar em nossa própria vida”. Outra que ficou impressionada com as situações mostradas no 5xFavela foi Rafaela da Silva, de 15 anos, “Nada do que vimos é diferente do nosso cotidiano, mas o amor e a alegria de algumas histórias lembram as fases felizes que temos”, disse ela.