segunda-feira, 3 de maio de 2010

OS INVISÍVEIS E A COMUNIDADE

Numa ação comjunta com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Central Única das Favelas do Pará reuniu no auditório da secretaria na tarde de hoje (dia 03/05/2010) lideranças comunitárias dos bairros do Guamá e Terra-Firme, Tenoné e distrito de Mosqueiro, além de representantes das polícias civil e militar e també m representantes da Data e Conseg.
O encontro foi motivado sob dois aspectos importantes, o primeiro de apresentar institucionalmente a Cufa e suas ações, assim como estreitar cada vez mais os laços entre a os representantes das comunidades com os projetos que a CUFA já vem desenvolvendo nas periferias da capital paraense. E num segundo propósito, apresentar a estas comunidades os aspectos principais do projeto "Os Invisíveis", firmando em parceria com o Ministério da Justiça dentro do PRONASCI - Programa Nacional de Segurança Com Cidadania.
Numa apresentação geral as representantes da Cufa-Pa, Aline Machado e Luciana Hage expuseram o histórico da instituição, desde sua criação até os eventos já concretizados com jovens da periferia, como a seletiva de basquete de rua 2009; oficinas de grafiti e break, dentro de escolas e até dentro do Centro de Recuperação Feminina.

E sobre os aspectos mais relevantes de Os Invisíveis, o objetivo principal deste projeto é Fortalecer os laços comunitários e criar condições para o acesso a políticas públicas sociais e a promoção da inclusão dos jovens pretendidos como forma de (re) integração e (re) socialização dos mesmos através da atividade de basquete de rua, pioneiramente desenvolvido pela Cufa em todo o Brasil.

Os Invisíveis que serão atendidos dentro deste projeto, são jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, que estejam matriculados em estabelecimento de ensino formal durante o período de execução do projeto, que tem previsão de inicio para o mês de Junho de 2010, podendo sofrer alteração de acordo com os processos administrativos.

A execução dos Invisíveis se dará através de oficinas, onde estes jovens aprenderão sobre a teoria e a prática a cerca do basquete de rua. Ao todo serão 500 indivíduos atendidos num prazo de 1 ano, os quais devem se tornar multiplicadores de conhecimentos dentro de suas comunidades.

Os representantes presentes puderam fazer seus questionamentos sobre todos os projetos apresentados e receberam de forma muito positiva a iniciativa da Cufa no desenvilvimento desta ação. Todos se coloram a disposição para colaborar na execução das ações, seja na mobilização, seja nos trabalhos propriamente dito.

As perspectivas foram as melhores no sentido de fazer, principalmente de Os Invisíveis" um primeiro e importante passo no sentido da construção de uma parceria sólida e eficaz da comunidade com a Cufa e com os governos, municipais, estadual e federais.