quarta-feira, 19 de maio de 2010

A CUFA PARÁ TÁ 10

Max Maciel (DF), Aline Machado (PA), Luciana Hage (PA) e Roberto Neiva (DF)
Aconteceu nos dias 14 e 15 de maio o encontro nacional da CUFA na cidade do Rio de Janeiro para tratar da operacionalidade do projeto OS INVISÍVEIS, que será executado em dez capitais brasileiras, onde já existe o Território de Paz.
Além do Pará, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Pernanbuco, Goiás e o Distrito Fedral serão palcos do maior projeto já realizado pela CUFA em todos os tempos.
Este projeto é fruto de uma luta que durou dois anos e com muita persistência e competencia dos profissionais da CUFA, comandada por Celso Athayde, essa parceria pode sair do papel para se tornar realidade em 10 estados, que ao todo atenderão 5.000 jovens, moradores de bairros atendidos pelo PRONASCI.
Com o foco no basquete de rua, Os Invisiveis levará para dentro das periferias oficinas teóricas e práticas que envolvem esta atividade esportiva, com o compromisso de proporcionar aos jovens uma alternativa de inserção na sociedade através da valorização do esporte e da cidadania.
Os estados se reuniram e debateram sobre os pontos que serão distintos em cada bairro, sobre os prazos que deverão ser imprescindivelmente cumpridos e sobre a seleção dos jovens que farão parte dos trablahos.
O sentimento é único, AGORA CHEGOU A VEZ DAS FAVELAS!!, a princípio destes 10 estados, de se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, de sair da invisibilidade e partir para a linha de frente e conquistar seus espaços de forma íntegra.
Num futuro próximo, quem sabe, Os Invisíveis chegarão em todo o território brasileiro e juntos poderemos comemorar as vitórias de cada família que teve a oportunidade de mudar sua trajetória através de uma iniciativa tão nobre.