quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMITÊ PRONASCI PARÁ CONHECE OS INVISÍVEIS















Ontem, dia 11 de maio, o Comitê Pronasci do Pará recebeu em seu gabinete, as representantes da Central Única das Favelas do Estado, Aline Machado e Luciana Hage. A principal pauta deste encontro foi a apresentação das principais diretrizes do projeto "Os Invisíveis", que a CUFA desenvolveu em parceria com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania - Pronasci.
Em uma apresentação objetiva e clara foi mostrado à Sra. Ivete Brabo os objetivos, a metodologia e as perspectivas que envolvem Os Invisíveis, não somente no Pará, mas em outras nove capitais brasileiras, que já possuem os Territórios de Paz, dentro do mesmo programa do governo federal, em parcerias com os estados e municípios.
O resultado do encontro não poderia ter sido outro a não ser o de total clima de parceria e disposição mútua de unir forças em prol de um trabalho que irá beneficiar 500 jovens dentro do bairro do Guamá e Terra Firme, bairros contemplados pelo Território de Paz, dentro da capital paraense.
Ivete Brabo reforçou que Os Invisíveis, entre outros aspectos positivos, irá complementar a ação desenvolvida no Protejo, que atualmente atende cerca de 292 jovens de 15 a 24 anos nos mesmos bairros. "Os Invisíveis" nos traz a possibilidade de ver outros tantos meninos e meninas que vivem numa situação de risco social em nossas periferias, de enxergarem dentro do esporte a força pra traçarem seus caminhos, com segurança e paz", diz Ivete.
Na ocasião também foi colocado a disposição da Cufa alguns dados importantes referentes aos projetos realizados dentro do Pronasci no Pará, seus resultados, suas aplicabilidades e uma avaliação sussinta de todas as ações. Sem falar numa lista de contatos dos representantes de cada um dos trabalhos, os quais poderão fazer parte do processo de mobilização e articulação dos Invisíveis.
O desejo recíproco de implementar o projeto e a certeza de que esse trabalho trará excelentes frutos, gerou a convicção de uma parceria sólida e promissora, não somente para este primeiro trabalho, mas também e principalmente, nos que virão num futuro próximo.