quinta-feira, 1 de abril de 2010










UM SENTIDO PARA A PÁSCOA

A época é comemorativa, embora muitos não acreditem no real significado da Páscoa, ou talvez nem saibam ao certo o que tudo isso quer dizer. O fato é que por algum motivo as pessoas se confraternizam, trocam chocolates, fazem um almoço especial neste dia e procuram estar com a família na ocasião.

O sentido literal da palavra "páscoa" vem do hebraico passach, que significa passagem. Na história remete a fuga dos Hebreus do Egito para a terra prometida, guiada por Moisés. Para os cristãos significa a morte e ressureição de Jesus. Ambas portanto querem dizer que é possivel sair das trevas e entrar na luz Divina. As duas explicações levam o homem a crer num mundo melhor, num momento melhor, nas vitórias, nas alegrias de ser livre, de ser feliz.

A Páscoa é uma transição, é a construção de uma oportunidade, após uma luta que nem sempre é justa e necessária, porém é o combustível que falta para legitimizar a glória de uma batalha travada entre os povos, as raças, as pessoas, as vezes é uma luta de cada um consigo mesmo.

É importante pensar neste momento que o coelhinho e o chocolate são apenas ícones de uma passagem, não são, nem de longe, os mais importantes a serem pensados como prensentes, pura e simplesmente. O melhor agrado que se pode fazer a alguém na Páscoa é fazer este alguém enxergar o mundo como uma ponte longa e muito dificil de ser atravessada, porém com uma reconpensa muito valorosa no fim do caminho, pois no fim será possível olhar para trás e ver o que foi feito durante toda a trajetória. E se alguém olhar para ela e não visualizar nada de interessante será um sinal triste de que a ponte não serviu de nada, pois foi apenas um pedaço de chão que se perdeu pelo caminho.

Então, fazer desta comemoração um instante de reflexão, de meditação e de ações positivas para um coletivo deve ser o grande sentido da Páscoa, da Passagem, da Transição e da Glorificação do homem e da raça humana. Principalmente num mundo onde se vive apenas "o hoje" e "o meu".

Então, que neste dia, assim como em todos os outros, "recite poesias e palavras de um rei: faça por onde que eu te ajudarei".



FELIZ PÁSCOA A TODOS E TODAS!!!!!!