quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Re-Cultura
Um Movimento a favor da cultura

O movimento artístico e cultural brasileiro tem uma nova data para comemorar. No último dia 28 de agosto aconteceram as primeiras reuniões do Re-Cultura, reunindo profissionais da cultura em mais de 20 estados brasileiros.
No Rio de Janeiro o evento foi realizado no auditório da Funarte (Fundação Nacional de Artes), no centro da cidade.
A mesa de debate foi composta pelo Presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, os músicos MV Bill e Sandra de Sá, o produtor de teatro Ricardo Barata, Luiz Nascimento, do “Cinema Nosso” e Junior Perim, coordenador do projeto “Crescer e Viver”. O encontro contou, ainda, com a presença das Secretárias de Cultura na esfera Municipal, Jandira Feghali e Estadual, Adriana Rates, que se comprometeram com o movimento.
Após a apresentação do movimento pela mesa, o debate foi aberto ao público presente, extremamente representativo, com a presença de representantes da OAB, Sindicato dos músicos, Associação dos empresários artísticos, atores, jornalistas e outras instituições e trabalhadores e diferentes setores da área cultural. A plenária participou ativamente da discussão no evento, dando opiniões, contanto experiencias e principalmente, apoiando a iniciativa do movimento pela luta pela reforma tributaria.


Ana Lúcia Pardo, representante do Ministério da Cultura, destacou a importância de dar continuidade ao movimento. Ivana Bentes, Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, falou sobre a descriminalização da pessoa física, da necessidade do CNPJ e das dificuldades de trabalhar como autônomo na cultura e João Artigos, do Teatro de Anônimo pediu mudança na Lei do Empreendedor para que todos os profissionais possam se beneficiar.
Os próximos encontros do Re-Cultura acontecem em setembro nas respectivas Câmaras dos Vereadores e Assembléias Legislativas dos estados e, em outubro, será a vez de prefeitos e governadores entrarem nessa discussão.