quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Campanha 16 Dias de Ativismo no Brasil- Uma vida sem violência é um direito das mulheres.

No dia 20 de novembro foi iniciada a 19 ª Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Diversas ações interligando datas e fatos importantes na luta pelo fim da violência de gênero. A Campanha foi criada em 1991 por feministas e movimentos de mulheres vinculadas ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership), ocorre atualmente em 159 países.

No Brasil o inicio da campanha ocorre no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra. Datas como o Dia Mundial de Combate á AIDS e o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrados nos dias primeiro e seis de dezembro respectivamente. Em outros países a Campanha começa no dia 25 de Novembro - Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres e se encerra em 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.


A Campanha 16 Dias de Ativismo tem sido uma estratégica eficaz para fortalecer a ligação entre a luta local e a internacional dos movimentos de mulheres, feministas e de direitos humanos, bem como uma ferramenta de advocacy na interlocução com os governos por políticas públicas direcionadas a mulheres em situação de violência.


Em sua 19ª edição neste ano, a Campanha demonstra a criatividade, perseverança e solidariedade de mulheres do mundo todo que se organizam pelo fim da violência de gênero. No Pará ações são realizadas na capital Belém e nos Interiores do Estado.