terça-feira, 17 de abril de 2012

Jovens da cidade velha fazem oficina para DJ´s

O Projeto Crias do Futuro está promovendo desde o mês passado, Março, uma série de oficinas para jovens dos bairros de Belém. Uma dessas oficinas é a de DJ realizada na Escola Estadual General Gurjão, bairro da Cidade Velha que está sendo ministrada pelo instrutor Fernando Neves, mais conhecido por DJ Fantasma. O projeto é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA Pará com patrocínio da Oi, com apoio Cultural do Oi Futuro e do Governo do Estado do Pará, através da Lei Semear e da Fundação Cultural Tancredo Neves.


As oficinas além de formar novos adeptos dessa prática têm como objetivo mostrar o que ser um DJ na realidade. Segundo Fernando (DJ Fantasma) ela consiste na teoria em música eletrônica, ou seja, músicas produzidas por meio de softwares ou outros equipamentos adequados em produção de batidas Dance Rap, Funk entre outras. E também na prática mostrar o que é a mixagem, principal função do DJ´s.

De acordo com Fernando essa oficina tem uma grande importância no crescimento social dos jovens. “Acredito na importância de levar a cultura e o desenvolvimento social para os bairros periféricos, em especial onde estes direitos não são acessíveis. Direitos como, educação, esporte, lazer e cultura são negados pelo poder público, então temos que sempre tentar levar isso para a periferia de alguma forma, principalmente para as crianças e jovens que pela carência desses direitos acabam entrando em situações de risco”.


Para realização desse trabalho o instrutor utiliza alguns equipamentos bem específicos como um par de CDJ Pionner e um mixer, que é um equipamento básico para formação de novos DJ´s. Além disso, ela em sua maioria é pura prática, a parte teórica de apenas 10%, os outros 90% é treinamento para desenvolver a profissão.

No final da oficina será feito um CD mixado pelos alunos e uma apresentação dos DJ’s juntamente com os alunos do curso de percussão. Segundo avaliação do DJ, as oficinas estão fluindo com perfeição, os alunos são muito interessados e cada dia se aprimoram mais. “Eles tem um grande futuro como DJ’s”, completa DJ Fantasma.