terça-feira, 10 de abril de 2012

Detentas do Centro de Recuperação Feminino aprendem a fotografar com PinHole

Uma oficina realizada pelo Projeto Crias do Futuro das ONG’s Cufa e Crias do Futuro levou as técnicas e conceitos da fotografia para dentro do Centro de Recuperação Feminino em Belém.  As internas estão trabalhando, com o ministrante Elrik Lima, a arte de registrar os momentos e a pensar nos cliques de uma maneira conceitual.




 A oficina vai durar três meses e vai ensinar além das técnicas de fotográficas, a confecção de câmeras PinHole e inclusive a arte de revelar filmes, abandonada com o aumento do uso de equipamentos modernos. Elrik Lima explica que a utilização do PinHole como técnica de captura de imagens volta a origem do fazer fotográfico e permite um maior repasse de conhecimento sobre a quantidade de luz, tempo de exposição e daquerriotipia.




As oficinas começaram em Março e devem seguir até começo de junho. As alunas passaram da fase de confecção de câmeras para a fase cliques nas imagens esse mês. Elrik Lima explica que um dos pontos importantes da oficina é mostrar para as internas que fotografar vai além de apertar um botão. “Eu tento mostrar que para fazer uma foto, tudo que a pessoa já viveu, as músicas que já ouviu, os filmes que já viu, toda a experiência anterior dela é revelada nesse olhar que ela tem sobre o que vai clicar”, afirma.