segunda-feira, 19 de março de 2012

Processo de fabricação de instrumentos vai ajudar a ressocialização de detentos

Todos os educadores e especialistas são unanimes em afirmar que a música e a musicalização trazem como benefícios a estimulação da aprendizagem, da linguagem, favorecem a concentração, além de promover a afetividade, a disciplina e a socialização. São esses benefícios que as ONG’s Cufa Pará e Crias do futuro querem levar para 20 internos do Centro de Recuperação do Coqueiro.

A oficina foi uma solicitação dos próprios detentos quando a Cufa Pará realizou a oficina de audiovisual em fevereiro deste ano. A oficina faz parte do projeto Crias do Futuro realizado pelas ONGs em cinco espaços diferentes da cidade. A iniciativa tem patrocínio da Oi, com apoio Cultural da Oi Futuro e do Governo do Estado, através da Lei Semear e da Fundação Cultural Tancredo Neves.

Além das aulas de música, os alunos também devem aprender a construir seus próprios instrumentos de percussão como maracas, marabaixos, alfaias, curimbós, reco-recos e tambores. O primeiro, dos três meses de oficia será dedicado a reconhecer os materiais utilizados para a fabricação dos instrumentos de percussão e a montagem dos mesmos. As aulas serão ministradas por Francisco Carlos Matos da Silva, o Zetti, que trabalha com a construção de instrumentos de percussão há 20 anos, e já leciona em instituições como Curro Velho e IAP.

Nos outros dois meses, os alunos deverão montar uma turma de percussionistas que vão repassar os conhecimentos aprendidos. Essa parte será coordenada por João Paulo de Oliveira Pires, que ensina percussão há sete anos e já deu aulas na Escola de Música da UFPa, também é parceiro do Emaús.
A oficina que começou nesta segunda-feira e vai até junho.