A LIIBRA 2009 INCENDIOU A ALDEIA CABANA EM BELÉM
Foram três dias de competição acirrada entre 24 equipes de basqueteiros, sendo 20 masculinas e 4 femininas. Os dias 8, 9 e 16 de agosto ficarão marcados na história do bairro da Pedreira, localizado na periferia da capital paraense.
Entre jogadas, pontos e muito gás, que animou não somente os atletas, mas todo o público presente, os competidores levaram a sério os jogos e deram o máximo para a conquista de cada etapa. Mesmo as equipes que foram eliminadas, não abandonaram a quadra, permaneciam torcendo pelos colegas que continuavam, com suas camisas suadas, na disputa do primeiro lugar.
Com eliminatórias simples as equipes se enfrentaram na primeira etapa, quem perdiam era desclassificado e o vencedor passava para as quartas de finais, semi-finais e grande final.
No primeiro dia de evento, 8 de agosto, houve uma abertura meio informal, com a execução do hino nacional brasileiro no ritmo do rap, que levou a galera presente ao delírio. A presença do diretor geral da secretaria municipal de esporte juventude e lazer de Belém, Sr. Simão Pedro, deu o ar de formalidade a ocasião. O mesmo secretário deu a primeira bola ao alto da competição, que neste dia contemplou 4 jogos.
Nos intervalos das partidas, os artistas do hip-hop paraense deram seu recado e mostraram qual é a linguagem da periferia de Belém. Os grafiteiros, as Marias Trançadeiras, os Rap´s e dos B.Boy´s desenvolveram suas artes ao ar livre, diante dos olhos de todos. Os elogios foram muitos e os resultados bastante positivos.
No segundo dia, 9 de agosto, foram 6 jogos, com muita animação os atletas levaram para dentro da quadra toda a energia vibrante do público, que compareceu em massa, derrubando as mais otimistas das previsões, inclusive da própria equipe organizadora, o que só fez reforçar a idéia de que se está no caminho certo e a colheita será farta no futuro, para todos.
O último dia foi o mais longo, e mesmo cansativo, foi também o mais emocionante, afinal os 13 jogos ocorridos, entre as quartas de finais, semifinais e finais, deixaram atletas, árbitros e público com muito mais energia, afinal todos queriam estar presentes no momento de conhecer os grandes vencedores.
Na categoria feminina, a vencedora foi a Street Girls, ficando Cabano Baby em segundo e Sacramento em terceiro Lugar.
Equipe Feminina Vencedera - Street GirlsE na masculina, onde as atenções foram maiores em virtude de ser a mais disputada e para quem será dado o direito de ir para a etapa nacional da Liibra, teve a maior expectativa. A disputa foi ferrenha, cada ponto era comemorado dos dois lados e como não poderia deixar de ser a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi mínima, de três pontos. O grande vencedor, Jump levou o público ao delírio no momento do apito final, a galera invadiu a quadra, os jogadores e a torcida se misturaram muna linda festa de comemoração. O segundo lugar ficou com a equipe de Val-de-Cães e o terceiro lugar foi para a equipe Black Side.
O evento contou com a cobertura da TV Liberal, TV Cultura, Jornal O Liberal, Jornal Amazônia Hoje e Jornal Público, TV Futura, além das emissoras comunitárias, como Cepepo e Mistura Pai D´Égua. E por conta de toda esta divulgação a percepção da resposta positiva de todos é fato consumado, o que dará a Cufa-Pa maior visibilidade, automaticamente maior abertura entre o empresariado local e o governo, este inclusive nos abriu as portas, ainda que timidamente, para que possamos efetivar parcerias mais sólidas.
A oportunidade de negociar com as secretarias, deputados, vereadores e lideranças políticas não será perdida, a coordenação da Cufa-Pa, através da Aline Machado, já está agendando para esta semana e a próxima alguns encontros com essas categorias, para assim dar prosseguimento as ações.
E durante todo este processo novos membros foram agregados, como o MC Bill e o Rogério Gomes, ambos negros e profundos conhecedores do movimento hip hop e de toda a história da cultura negra.
Assim toda a equipe da Cufa está de parabéns!!!
Equipe CUFA PA - Tá Faltando a grande Hellen e Pantera
Aline Machado – Coordenadora Geral
Luciana Hage – Coordenadora de Comunicação
Hellen Tavares – Coordenadora de Projetos Para Mulher Negra
Alexandre Rebouças - Produção
Victor Beltrão – Assistente de Produção
DJ Gus
MC Bill
Rogério Gomes – Coordenador da Igualdade Racial
Luiz Guilherme – Orientador Pedagógico