quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Abertas as inscrições para oficinas gratuitas de DJ, Graffiti e Break Dance na periferia


Em março, a ONG Crias do Futuro e a Cufa Pará começam o projeto Crias do Futuro, que vai realizar oficinas gratuitas em bairros periféricos da cidade. As oficinas terão duração de três meses e vão atender cem jovens em escolas, unidades pacificadores, centros comunitários e em dois Centros de Recuperação o Feminino e o do Coqueiro.  A iniciativa tem patrocínio da Oi, com apoio cultural da Oi futuro, do Governo do Estado através da Lei Semear.
Serão oficinas de Percussão, Fotografia, Dj, Break Dance e Grafite. As oficinas foram escolhidas para valorizar a cultura da periferia e aumentar a autoestima dos jovens. A ação está sendo planejadas desde o ano passado, para, além de atingir os jovens, valorizar a mão-de-obra local de cada bairro, por isso os instrutores são provenientes dos bairros onde irão lecionar.
A coordenadora da CufaPará, Aline Machado, conta que Fevereiro foi um mês de formação, todos os instrutores de oficinas estão participando de encontros com pedagogos e recebendo orientações para o planejamento de aulas, tudo isso com o objetivo de potencializar os métodos de ensino e promover um aprimoramento daqueles que também são oriundos dos bairros e estão levando seus conhecimentos para lá. “Essa formação é necessária, uma vez que a ideia das oficinas é também favorecer o aperfeiçoamento da mão-obra dos jovens de cada bairro”, afirma Aline Machado.
Ela acredita que além de melhorar o relacionamento dos jovens com a cultura, as oficinas tem o papel de abrir novos horizontes para eles. “Um exemplo disso é a oficina de fotografia, ministrada pelo fotografo Elrik Lima, que será realizada dentro do Centro de Recuperação Feminino. A experiência dele e as informações que ele tem para repassar é algo fora do cotidiano delas e foi solicitada por elas mesmas quando realizamos a oficina de audiovisual no ano passado”, conta.

OBS.:As inscrições já estão sendo realizadas nos locais que receberão as oficinas.

Terra Firme: UIPP – Unidade Integrada Pro Paz.  / Oficina de Graffiti
Guamá: Associação Beneficente Amigos do Guamá / Oficina de Break
Cidade Velha: E.E.E.F.M General Gurjão  /  Oficina de Dj
Coqueiro: CRC - Centro de Recuperação do Coqueiro  /  Oficina de Percussão
Coqueiro: CRF – Centro de Recuperção Feminino de Ananindeua  /  Oficina de Fotografia