terça-feira, 12 de julho de 2011



O MUNDO ATRAVÉS DA LENTE DA PERIFERIA


No período de 06 a 11 de setembro de 2011 Belém vai receber a 1ª edição do Cine Periferia Pai D’égua, uma mostra de cinema idealizada pela ONG Crias do Futuro, em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA, que visa o incentivo e fomento da cultura de periferia, através das produções de filmes assinadas pelos próprios jovens moradores de comunidades das periferias da capital paraense e nacional.

O Cine Periferia Pai D’égua vai oferecer ainda, oficinas e palestras para os jovens interessados em produzir suas obras, que serão apresentadas posteriormente ao evento e percorrerão os espaços alternativos de exibição por toda a região metropolitana de Belém, na ação denominada Cine Periferia Itinerante.

Trata-se de uma proposta inédita e singular na difusão e fomento de filmes produzidos nas periferias brasileiras, contribuindo desta forma, para a formação de platéia e democratização do acesso da população aos filmes considerados alternativos e independentes.

Mais do que uma mostra, o Cine Periferia Pai D’égua é um espaço exibidor que acompanha e registra a atual evolução da linguagem cinematográfica vinda da periferia.

Este projeto conta com o patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e com o apoio cultural da Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.

As inscrições já se iniciaram e se encerrarão em 31 de julho de 2011, maiores informações no Blog do festival ou no e-mail cineperiferiapaidegua@yahoo.com.br.