Entre os dias 27 e 31 de janeiro aconteceu em Porto Alegre-RS o V Encontro Nacional da Central Única das Favelas - CUFA. O evento marcou um momento de importante transformação para a instituição, pois instigou os debates sobre a importância de cada base e de cada indíviduo que faz parte deste grupo e principalmente promoveu discussões sobre as soluções que se devem ter para fortalecer cada vez mais os trabalhos desenvolvidos em todo Brasil.
Todas uma das bases ativas tiveram seus momentos de apresentar suas ações, aquelas já realizadas e sobretudo aquelas que planejam realizar ao longo de 2010. Foi uma excelente oportunidade para interação e troca de conhecimentos, o que enriqueceu ainda mais o evento.
No penúltimo dia foi de encaminhamentos finais das pautas do V Encontro Nacional da CUFA. Foram definidos o calendário anual dos eventos nacionais, as ações específicas para cada Estado e a criação de grupos de trabalhos que irão gerenciar as ações nacionais da CUFA
A Frente Brasileira de Hip Hop, o grupo de esporte e capoeira, o Núcleo Maria Maria e o grupo de comunicação nacional, serão responsáveis por orientar e atender todas as bases e definir estratégias de ações em cada área.
O Conselho Nacional da CUFA também definiu seu plano de trabalho e elegeu um novo presidente, Max Maciel, do Distrito Federal.
E para encerrar o encontro, no último dia foi de despedidas e confraternizações entre os participantes. A CUFA Rio Grande do Sul está de parabéns, pois ciceroneou com grandiosidade os participantes e com certeza fez história, já que foi em terras gaúchas o grande palco da apresentação da nova fase construída pela CUFA Brasil.