segunda-feira, 30 de março de 2009

RPB em Graffiti

O Festival RPB Pará conta com as belas cores das tintas e do talento dos graffiteiros: Bob (CUFA PA), George, Ed e Graff da Crew Cosp Tinta.

Em uma movimentada avenida de Belém, Avenida Tamadaré, os graffiteiros da Cosp Tinta aproveitaram a sua arte para divulgar o RPB Festival, mostrando a arte do evento em Graffite,um dos elementos da Cultura Hip Hop.

Veja abaixo como os jovens da C.T. coloriram a uma Avenida de Belém:

























































RPB em Graffite - Salve Cosp Tinta!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia internacional contra a discriminação Racial - 21 de março

Imagem: Alberto Taveira, intervenção sobre imagens de
www.kombato.org; www.expedicaobleu.com & tvtem.globo.com


Ei... Você sabe como surgiu esse dia? Não sabe? Então vamos lá!


Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória da luta de comunidades negras contra o apartheid sul-africano, marcado pelo massacre da cidade de Sharpeville, em 1960. Na ação política do regime para conter uma manifestação pacífica, 69 manifestantes negros foram mortos e cerca de 180 ficaram feridos.


Tal brutalidade chamou a atenção da opinião pública mundial para o regime de segregação no país, e em 1969, a ONU criou tal data, relembrada anualmente para chamar a atenção para a constante luta contra todas as formas de discriminação racial.


No Brasil se assume claramente que existe racismo e discriminação... Mas como existiria o racismo, se não houvesse racistas?


Entendeu?


Muitos de nós não assumimos o nosso racismo e a nossa discriminação...


De acordo com o artigo 1º da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, da ONU.


[...] "discriminação racial" significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência fundadas na raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;


Então, eu lhe pergunto: Será que você nunca excluiu alguém dessa maneira? Branco, negro, índio, japonês, coreano, paulista, nordestino...


O racismo não existe somente contra o negro... mas TAMBÉM contra o negro!


Apesar de inúmeras ações para a conquista de uma sociedade mais igualitária, como políticas de integração, campanhas de conscientização e leis que garantem o direito a todos, ainda falta muito para que possamos viver em uma sociedade na qual as ações racistas e xenofóbicas não sejam as principais causadoras do sofrimento e humilhação de muitos.


O que você tem feito a esse respeito?


É de extrema importância que a educação seja a principal arma nessa luta e funcione como importante ferramenta na propagação de tolerância, cidadania, igualdade e direitos humanos.


E você, tem educado o seu racismo?? A sua intolerância?


Saiba o que a CUFA tem feito nesse sentido:


A CUFA tem projetos de resgate, integração e inclusão social de grupos tradicionalmente discriminados. A organização oferece oficinas de capacitação profissional e diversas atividades que elevam a auto-estima dos jovens, aumentam as possibilidades de expressão e conhecimento. Tem valorizado o movimento Hip Hop como uma forma de expressão da cultura negra. Um grande exemplo disso é o HUTÚZ, onde não existe espaço para a discriminação, mas há rappers brancos, negros, estrangeiros e graffiteiros de todas as cidades do Brasil...



Mais que celebrar esta data, cabe a cada um de nós lutar para que a intolerância e o racismo sejam de vez abolidos da nossa sociedade. Para que a harmonia reine a favor da homogeneidade desse Brasil colorido, desse suor arco-íris... E que nossas vozes nunca se calem diante de toda e qualquer injustiça!


Eu quero ver as mãos pra cima gritando:


“Hei, contra o racismo e pela paz!Hei, agora a CUFA vai gritar: Hei, desigualdade nunca mais!!!”


Por: Joanna Sant’Anna

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cidadania no Guamá

Na espera para emissão de documentos


A CUFA Pará realizou ontem no bairro do Guamá o mutirão cidadão, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Pará e Coordenadoria de Promoção da Cidadania da Sejudh, foi feita uma grande ação para a comunidade do Guamá, das 8h às 12h foram atendidas 314 pessoas com a emissão de documentos dentre eles (certidão de nascimento, carteira de identidade e carteira de trabalho).

Emissão de Certidão de Nascimento



Emissão de Carteira de Trabalho

Emissão de Carteira de Identidade

CUFA no Haiti



Com cerca de 300 mil habitantes, a favela haitiana Cité Soleil, localizada na capital Porto Príncipe, está recebendo a visita de Celso Athayde e MV Bill. A dupla pretende, entre outras coisas, fundar a Liga Haitiana de Basquete de Rua para, a exemplo do que acontece no Brasil, a população local passe a contar com mais uma oportunidade de lazer, exercício de cidadania e socialização.

A CUFA quebra barreiras internacionais para mostrar ao mundo: Há esperança. O Bonde não para.Informações sobre o Haiti:

* O Haiti é a segunda maior ilha do mar do Caribe.
* O idioma oficial é o creole, mas também se fala francês, pois o pais já foi colônia da França.
* A população haitiana está estimada em 8,5 milhões de pessoas. Cerca de 95% são de ascendência africana.
* Metade da população não sabe ler nem escrever.
* O Haiti é o país mais pobre da América, tão miserável como Timor-Leste e Afeganistão. A expectativa de vida é de apenas 51 anos. Sua renda per capita é um-terço da renda da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

sábado, 14 de março de 2009

NA SEMANA DAS MULHERES, ELAS SÃO AS GRANDES PROTAGONISTAS




Como parte das comemorações que envolveram o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, a CUFA Pará em pareceria com SEJUDH – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, além de órgãos e movimentos sociais, como a SESPA – Secretaria de Estado de Saúde do Pará, Ministério Público, Defensoria Pública, Curro Velho, SUSIPE – Superintendência de Segurança Pública do Estado do Pará, AMEPA- Associação das Mulheres do Pará, UBM – União Brasileira das Mulheres, SECOM – Secretaria de Comunicação do Pará, criaram um único calendário para os eventos voltados para este dia. Assim sendo algumas ações serão realizadas em conjunto com todas essas instituições, durante toda a semana de 2 a 8 de março.

No dia 3 a CUFA Pará esteve presente nas ações da SUSIPE, mais precisamente no CRF – Centro de Recuperação Feminina, onde foi possível a realização da oficina de tranças-afros para as detentas, que puderam colocar a “mão na massa” para aprender a fazer vários tipos de trançados para os cabelos. Esta ação teve como objetivo primeiro a valorização da mulher encarcerada.

E no dia 8, o grande dia será no Lar Fabiano de Cristo, no bairro do Guamá, evento da própria CUFA, que contará com as oficinas de tranças-afros, apresentações de grandes musas da música paraense, como Ângela Carlos e Juliana Sinimbu. Sem falar nas ações de valoração da mulher, como as oficinas de customização de roupas, confecção de embalagens, orientação e dicas de alimentação e bem-estar.

As ações de cidadania também estarão presentes, haverá emissão de documentos de identidade e carteira profissional, assim como as orientações sobre os direitos da mulher, através da parceria com a delegacia da mulher. E as orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, que será realizada pela SESPA.
E desta forma a CUFA se apresenta a comunidade e se coloca a disposição para colaborar no crescimento humano e social dos que fazem parte destas comunidades, menos favorecidas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Caetano pede a MV Bill que concorra ao Senado




Na noite do dia 01 de março, a Cidade de Deus foi palco de uma grande festa de comemoração pelos 444 anos da cidade do Rio de Janeiro. O cantor Caetano Veloso foi uma das grandes atrações da noite, que contou com apresentações de outros ícones da nossa música

Durante sua performance, Caetano argumentou sobre a importância das ações da CUFA – Central Única das Favelas – dentro das favelas espalhadas pelo Brasil. “Essas ações são importantes para a humanização da população carente” – disse ele. Ressaltando a postura do rapper MV Bill, que o convidou a participar da festa, Caetano ainda sugeriu: “MV Bill deve candidatar-se a Senador da República nas próximas eleições”.