quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CUFA Pará pergunta aos candidatos a prefeito de Belém



A Central Única das Favelas Pará  (CUFA -PA) faz a partir de setembro uma série de entrevistas com os candidatos a Prefeito de Belém, a Cufa resolveu fazer suas próprias perguntas uma vez que o nosso público precisa de uma atenção redobrada por se tratarem de jovens de periferia. Por isso gostaríamos também da sua colaboração na elaboração das perguntas para direcioná-las aos candidatos. A Cufa Pará e seus colaboradores já começaram a perguntar, faça a sua também:

Veja algumas perguntas:
1. Quais projetos o senhor tem para a áreas de cultura e educação?
2. Qual a importância que o senhor dá para as periferias?
3. Quais as principais políticas públicas (ações e projeto concretos) serão implementadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores de periferia?
4. O senhor conhece e já foi em quais bairros periféricos?
5. Saúde, educação e cultura tem qual peso nas suas ações?
6.Qual problema o senhor considera prioridade nas periferias de Belém e que projetos propõe para a solução dele?


Outras perguntas você pode conferir no Blog "Boca de Ferro"! Lá também você também vai poder contribuir deixando sua sugestão de perguntas aos candidatos a a prefeitura de Belém. Então não perca tempo, em breve a CUFA Pará irá entrevistar os candidatos e saber o que eles vão fazer pela cidade e principalmente pelas pessoas que moram na periferia caso sejam eleitos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Moradora da Cidade Velha é a representante do Pará no Top Cufa

Camila Correa de 22 anos, moradora da Cidade Velha, acaba de celebrar a conquista de mais uma vitória. É a Top Cufa Paraense que vai representar o Estado no concurso nacional em Setembro. A eliminatória que a escolheu aconteceu no último dia 15. Ela e mais 29 meninas, subiram a passarela para disputar em beleza, desenvoltura, postura e carisma. Quesitos nos quais a vencedora levou vantagem.
Para ela, vencer foi uma novidade. “Sempre ficava em segundo, meu pai nem acreditou quando cheguei com o bouquet”, comemora. Ainda que em sua inscrição ela tivesse manifestado essa crença. Nas perguntas preliminares feitas logo no início do processo Camila respondeu acreditar em seu otimismo, alegria, simpatia e seu espírito para ganhar o de TOP Cufa Pará. Agora, ela vai para o Rio de Janeiro, mostrar a garra e a beleza da mulher paraense.
Aos 13 anos, Camila Correia já tinha 1,70 de altura e para os padrões paraenses, características nada convencionais como olhos verdes, altura e magreza. Aprendeu a conviver desde cedo com os apelidos de girafa, vassoura e outros menos bonitos. O caminho foi valorizar a beleza. “Nessa época já pedia pra minha mãe me inscrever nos cursos de modelo”, conta Camila.
Mas o mundo da moda até para uma moça com os traços mais aceitos não é fácil. A dificuldade é encontrar trabalhos que valorizem o profissional. “Vou para a final com garra para vencer e mostrar minhas qualidades no Rio de Janeiro”, celebra Camila Correia.
O concurso Top Cufa, ocorrido na última quarta-feira, reuniu parentes, amigos e profissionais da moda no Centro de Eventos Ismael Nery, no Centur em Belém. Seis jurados entre modelos profissionais, produtores de moda e a coordenadora do Curso de Moda de uma faculdade local, ajudaram a decidir a candidata entre as outras 29.


Para a Coordenadora do projeto no Pará, Aline Machado, a ideia do concurso é criar um espaço para as meninas da periferia, o mundo da moda ainda é muito elitista, e quer quebrar alguns conceitos. Segundo ela, o concurso “Top Cufa Brasil” foi pensado para valorizar a beleza da mulher e mostrar que a periferia abriga talentos que só precisam de um “start” para produzirem grandes transformações sociais.





segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Paraense da periferia vai representar o Pará em concurso Nacional

Valorizar a beleza das mulheres de periferia e revelar a nova Top Model Brasileira é o objetivo do Concurso Top Cufa. A etapa paraense vai levar para as passarelas 30 meninas das periferias de Belém e de outros municípios do Estado. Cinco jurados vão avaliar beleza, desenvoltura, postura e carisma no próximo dia 15 de Agosto (quarta-feira). A paraense escolhida vai representar o Estado na em setembro no Rio de Janeiro. O evento é uma realização da Cufa Pará, com apoio da Fundação Cultural Tancredo Neves, Academia Forma Max, Deslumbrante, Prime e Wave. 

Além da participação na competição nacional, a vencedora vai ganhar ainda um book realizado por um profissional e um ano de academia. Este é o primeiro ano do concurso que tem como madrinha a Top Internacional, Gisele Budchen. No Pará, a procura foi grande e abrangeu representantes de todas as regiões do Estado, devem estar presentes no desfile representantes de Tucuruí, Bragança, Castanhal, Ananindeua e Mosqueiro.

Na semana, passada as candidatas tiveram aulas de passarela com a modelo Livia Soares, que tem mais de dez anos de experiência. Segundo Livia, que também é uma das juradas do concurso, algumas delas tem muito potencial. “A gente vê que a maioria delas não têm experiência, mas a gente também percebe que elas querem muito fazer isso e que vão se esforçar para se apresentar e conseguir avançar para a próxima etapa”, avalia Livia Soares

Segundo a coordenadora da Cufa Pará, Aline Machado é imprescindível que a representante tenha condições de competir de igual para igual com as meninas dos outros Estados.  “Sabemos que as moças das periferias paraenses não são tão altas quanto as moças de outros Estados que tem a genética como suporte. Mas também sabemos que as paraenses tem características únicas que são nossas heranças indígenas belíssimas”, afirma.

O júri do concurso local é composto por dois modelos profissionais com mais dez anos de carreira, a coordenadora do curso de moda da FAP e uma jornalista com larga experiência na área de cultura. “A coordenação da Cufa Pará escolheu os jurados com muito cuidado para que não houvesse favorecimento e que todos os critérios fossem seguidos à risca”, explica Aline Machado.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Candidatas ao Top Cufa Brasil, etapa paraense, entram em fase preparação


O Top Cufa Brasil já tem suas primeiras finalistas, elas são da Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Paraíba e mais recentemente a do Rio de Janeiro, esta foi escolhida no último final de semana. Aqui no Pará, as 30 meninas já estão em fase de finalização dos preparativos para disputar o cargo de a mais bela paraense moradora de periferia.

Em Belém, as moças sobem a passarela no dia 15 de Agosto, quando um júri de modelos, produtores de moda e representante da Cufa vão avaliar a beleza e a desenvoltura das moças, para que uma delas possa representar o Pará, no concurso nacional que será realizado no dia 14 de setembro no Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora da Cufa Pará, Aline Machado é imprescindível que a representante tenha condições de competir de igual para igual com as meninas dos outros Estados. “Sabemos que as moças das periferias paraenses não são tão altas quanto ás moças de outros Estados que tem a genética como suporte. Mas também sabemos que as paraenses têm características únicas que são nossas heranças indígenas belíssimas”, afirma.

Para fazer uma avaliação isenta e profissional foram chamados para compor o Júri do concurso local, dois modelos profissionais com mais dez anos de carreira, a coordenadora do curso de moda da FAP e uma jornalista com larga experiência na área de cultura

Cada um deles deverá avaliar a desenvoltura perante as câmeras, criatividade, carisma, postura corporal, simpatia e aparência saudável. Ao todo mais de 400 moças moradoras de periferias da Capital, da Região Metropolitana e até de Tucuruí e Bragança, Breu Branco fizeram suas inscrições. Trinta delas passaram no primeiro crivo divulgado no dia 30 de junho.

Agora, o momento é de preparação, as meninas selecionadas estão preparando suas documentações, o vídeo que faz parte da inscrição e ainda terão aulas de passarela com modelos profissionais. Além disso, nos dias 08 e 09 de agosto todas as candidatas terão aulas preparatórias de passarela.