sábado, 25 de fevereiro de 2012

CUFA PARÁ NO PROGRAMA ECT E TAL.

Em Dezembro e em Janeiro, a Cufa Pará e a ONG Crias do Futuro, através do projeto Cine Periferia Pai D'égua realizou oficinas de audiovisual dentro dos Centros de Recuperação do Coqueiro e Feminino. As oficinas e o resultado , os filmes de média-metragem "A vida no cárcere", realizado pelas internas e o "Ressocializar, é preciso?" fruto do trabalho feito com os detentos forão o tema de três blocos de um programa jornalistico aqui em Belém chamado Etc &Tal, Ursula Vidal a ancora do programa usa esse espaço de forma séria e sempre entrevista personalidades importantes na nossa região.
Ela passou uma manhã inteira acompanhando a oficina no Centro de Recuperação do Coqueiro, conversou com os presos e depois foi até ao Centro de Recuperação Feminino também conversar com as internas, o resultado desse trabalho foi ao ar hoje (sábado, dia 25/02) ao 12:30 no canal 5 em Belém. 
A iniciativa tem patrocínio da Oi e Governo do Estado do pará.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Abertas as inscrições para oficinas gratuitas de DJ, Graffiti e Break Dance na periferia


Em março, a ONG Crias do Futuro e a Cufa Pará começam o projeto Crias do Futuro, que vai realizar oficinas gratuitas em bairros periféricos da cidade. As oficinas terão duração de três meses e vão atender cem jovens em escolas, unidades pacificadores, centros comunitários e em dois Centros de Recuperação o Feminino e o do Coqueiro.  A iniciativa tem patrocínio da Oi, com apoio cultural da Oi futuro, do Governo do Estado através da Lei Semear.
Serão oficinas de Percussão, Fotografia, Dj, Break Dance e Grafite. As oficinas foram escolhidas para valorizar a cultura da periferia e aumentar a autoestima dos jovens. A ação está sendo planejadas desde o ano passado, para, além de atingir os jovens, valorizar a mão-de-obra local de cada bairro, por isso os instrutores são provenientes dos bairros onde irão lecionar.
A coordenadora da CufaPará, Aline Machado, conta que Fevereiro foi um mês de formação, todos os instrutores de oficinas estão participando de encontros com pedagogos e recebendo orientações para o planejamento de aulas, tudo isso com o objetivo de potencializar os métodos de ensino e promover um aprimoramento daqueles que também são oriundos dos bairros e estão levando seus conhecimentos para lá. “Essa formação é necessária, uma vez que a ideia das oficinas é também favorecer o aperfeiçoamento da mão-obra dos jovens de cada bairro”, afirma Aline Machado.
Ela acredita que além de melhorar o relacionamento dos jovens com a cultura, as oficinas tem o papel de abrir novos horizontes para eles. “Um exemplo disso é a oficina de fotografia, ministrada pelo fotografo Elrik Lima, que será realizada dentro do Centro de Recuperação Feminino. A experiência dele e as informações que ele tem para repassar é algo fora do cotidiano delas e foi solicitada por elas mesmas quando realizamos a oficina de audiovisual no ano passado”, conta.

OBS.:As inscrições já estão sendo realizadas nos locais que receberão as oficinas.

Terra Firme: UIPP – Unidade Integrada Pro Paz.  / Oficina de Graffiti
Guamá: Associação Beneficente Amigos do Guamá / Oficina de Break
Cidade Velha: E.E.E.F.M General Gurjão  /  Oficina de Dj
Coqueiro: CRC - Centro de Recuperação do Coqueiro  /  Oficina de Percussão
Coqueiro: CRF – Centro de Recuperção Feminino de Ananindeua  /  Oficina de Fotografia



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cufá Pará e Crias do futuro montam escritório próprio

Desde 2008, quando a Cufa Pará começou a trabalhar aqui na capital, as reuniões, deliberações de até trabalho mesmo vinham sendo realizadas em locais inadequados, casa dos participantes e dos coordenadores. Em 2012, isso mudou, finalmente um conjunto de articulações, de ajuda mútua entre Cufa Pará e Crias do Futuro, ajuda de parcerias promoveu o aumento do nível profissional do pessoal que faz a Cufa Pará funcionar.
Em sala emprestada, (não precisaremos pagar aluguel) com móveis doados, ainda faltam cadeiras de trabalho decentes, utilizando nossos próprios computadores, e com a aquisição de mais algumas doações, começamos a funcionar a sala-escritório da Cufa Pará.
Três anos e alguns meses depois de começar, com a cara e coragem, o trabalho realizado pela Cufa Pará tem um cantinho pra chamar de seu, para realizar reuniões sem perturbar a família de ninguém, para guardar o material que ao logo de tempo reunimos, para por um pouco de ordem na demanda cada vez maior desse trabalho que não é para nós, mas para a sociedade que o recebe.
É com orgulho que informamos que a Cufa Pará e a Crias do Futuro hoje funciona numa sala na Av. Dr. Freitas, 764 (Térreo) segue fotos do nosso orgulho.
Como vocês poderão ver nas fotos, ainda estamos precisando de cadeiras, de qualquer tipo, e na quantidade que for possível, uma, duas... estamos aceitando doações.  




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cine Periferia Pai D’égua é assunto de todos os canais de TV da Capital

A Oficina de Audiovisual promovida pelo Projeto Cine Periferia Pai D’Égua dentro do Centro de Recuperação do Coqueiro foi o tema de reportagens de todos os canais de Tv locais nesta quarta-feira. Os internos, a equipe da CufaPará, e a equipe do CRC receberam a repórter do programa Etc&Tal, Ursula Vidal, do SBT Pará; a repórter Kézia Carvalho da Tv Cultura local e a repórter da RBA TV.
O intuito era mostrar o cotidiano dos internos e a iniciativa da Cufa Pará em levar uma oficina de Audiovisual para que eles pudessem também pensar em cinema como forma de expressão.  Oito internos conversaram com as televisões, além da coordenadora da Cufa Pará, Aline Machado, o ministrante da Oficina Elrik Lima e diretora da casa penal Milene Fonseca.
As reportagens sobre a oficina foram ao ar no mesmo dia (09/02) nas Tv’s Cultura e RBA e a reportagem do SBT deve ir ao ar depois do dia 18/02.
Oficina termina nesta sexta-feira e no próximo mês deveremos levar uma sessão de cinema com o resultado do trabalho realizado dentro do CRC. Assim como aconteceu com o resultado das Oficinas na Marambaia, Centro de Recuperação Feminino e Guamá.









segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CufaPará estabelece contatos de parcerias

Janeiro foi mês de reuniões e para a CufaPará, importantes conversas foram iniciadas para o fechamento de parcerias com a Susipe – Superintendência do Sistema Penal do Pará – e a TV Liberal, afialada da Rede Globo em Belém.

Na Susipe, a conversa girou em torno das ações já realizadas dentro do Centro de Recuperação Feminino e as agendadas para o Centro de Recuperação do Coqueiro. O superintendente do sistema penal, André Cunha, teve a chance de assistir o documentário “A vida no cárcere”, resultado da oficina de audiovisual realizada com as internas em dezembro.

O superintendente ouviu ainda dos representantes da CufaPará, Aline Machado e Victor Pamplona, os planos da entidade para 2012 nos espaços da Superintendência, como o agendamento da oficina no Centro de Recuperação do Coqueiro que começou hoje (06/02).

Concretizar as parcerias já iniciadas em 2011 foi a tônica das reuniões realizadas. Com o diretor de programação da TV Liberal, André Siqueira, a coordenadora da CufaPará, Aline Machado, apresentou o calendário anual das ações da Cufa em Belém e recebeu como resposta a garantia de apoio nas ações já agendadas e nas que ainda serão discutidas.
O diretor garantiu apoioa para a Libra, Bradan e no que mais a CufaPará precisasse.