quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Central Única das Favelas realiza em 2012 a segunda edição do Prêmio Anu.

O Prêmio Anu é um reconhecimento para ações realizadas em favelas de todo o Brasil, com o objetivo de dar visibilidade a esses projetos que beneficiam pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade. A premiação consiste em 3 fases: a primeira, que é onde através das CUFA’s de todo o Brasil, jurados e seleções pelo banco de dados da CUFA, são selecionadas as 5 melhores ações de cada Estado. A  segunda fase, que é a que estamos neste momento, que consiste na divulgação das instituições selecionadas e o inicio da votação popular online no site do Prêmio Anu. A divulgação ocorreu dia 18 de novembro e a votação teve início no dia 25 de novembro.
A terceira fase terá início no dia 31 de dezembro, onde às 10h da manhã serão encerradas as votações online e ao meio-dia serão divulgadas as ações campeãs de cada estado. No dia 7 de Janeiro de 2012, tem inicio a votação a nível nacional. Este porém, ano a CUFA resolveu inovar o Prêmio Anu: fará uma premiação tripla. Por voto popular online, também, serão escolhidas as 3 melhores ações do Brasil. Estas ações ganham o prêmio Anu Preto como reconhecimento no dia 28 de fevereiro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Foram mais de 27.000 ações inscritas em todos os Estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Destas, apenas as 5 mais indicadas de cada localidade participarão da votação popular no site do evento.

As votações estaduais nacionais devem ser feitas pelo
www.premioanu.com.br nos dias indicados.

O Prêmio Anu 2012 traz o tema “Parabéns Pra Você” e vem somar na grande celebração do aniversário de 10 anos da Central Única das Favelas. Durante essa década a CUFA abriu espaço para as expressões artísticas nascidas em áreas marginalizadas pelo mercado do entretenimento e do esporte. A CUFA se entrelaça com diversas outras ações realizadas em favelas de todo o país no desejo de igualdade, liberdade, compromisso e valorização da vida humana. Assim, o Prêmio Anu unirá todas essas iniciativas exaltando suas mobilizações e atitudes sob o “Parabéns Pra Você”. Parabenizamos as Favelas de todo o Brasil pela luta em demonstrar seus valores e parabenizamos também os atores sociais que interferem com qualidade de vida nas regiões em que trabalham, fundamentalmente, sobre a necessidade de equilíbrio entre os poderes que se exercem sobre cada espaço, parabenizamos aqueles que mediam a paz e são encarregados diariamente pela transformação social, educativa e esportiva não só das favelas, mas de toda a nação.

A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 2012, onde os vencedores estaduais receberão o Anu de Ouro e as melhores ações a nível nacional receberão o  prêmio destaque da noite: o Anu Preto.

Anu é um pássaro negro que representa a luta das classes sociais desfavorecidas em busca do reconhecimento e pode ser  encontrado em todo o país.  O pássaro se tornou alvo de preconceito, símbolo de agouro e repudiado pela população nacional, pois no período colonial os escravos eram assim insultados pelos portugueses e espanhóis. A CUFA trouxe para a sua premiação o Anu como símbolo, indo de encontro à quebra de tabus e dissolvendo preconceitos. Com essa ideologia surgiu o Prêmio Anu.

O projeto conta com o patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Mais informações:
www.premioanu.com.br
twitter.com/#!/Premio_Anu
www.facebook.com/pages/Prêmio-Anu

Serviço:

18 de novembro - Divulgação das 5 ações indicadas por Estado;
25 de novembro a 31 de dezembro de 2011 - Votação popular nível estadual;
31 de dezembro às 12h – Divulgação das ações mais votadas de cada Estado;
07 de Janeiro a 28 de fevereiro de 2012  - Votação popular para a melhor ação nacional;
28 de fevereiro de 2012 – Premiação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto Cine Periferia Itinerante encerra nesta sexta-feira

Encerramento do Projeto Cine Periferia vai montar cinema no Complexo Ver-o-Rio 

O projeto Cine Periferia Itinerante encerra nesta sexta-feira, 16 de dezembro, no complexo Ver-O-Rio. Além do filme “5xFavela, Agora por nós mesmos”, o projeto vai apresentar o primeiro resultado da “Oficina de introdução ao Audiovisual”, escrito, produzido e dirigido pelos alunos da Escola Temistócles de Araújo, na Marambaia.  

O filme curta-metragem chamado “Consequências” mostra uma reflexão dos alunos sobre o bulliyng. Para o ministrante da oficina Elrick Lima, o resultado foi uma surpresa. “Eles mesmos escreveram as cenas de um dia para o outro e eles mesmo atuaram no filme, além de fazer a direção. O resultado me surpreendeu”, afirma. O ator principal, o aluno de 15 anos, Itair Filho, explica que nunca tinha sequer sonhado em participar de um projeto desse porte e que apesar de cansativo foi enriquecedor. “O mais difícil mesmo foi viver o personagem que sofre bulliyng porque eu nunca tinha pensado diretamente no assunto e sofrer todas as aquelas agressões gratuitas, nossa, é muito difícil”, reflete o estudante.

Outro que também se revelou ator dentro da oficina foi Bruno Macedo, 17 anos, no filme, ele interpreta um dos agressores. Para ele, o mais incrível foi ver o resultado de uma semana de trabalho, uma vez que a realização das cenas é sem ordem e o número de repetições não deixa espaço para imaginar como fica o produto final. “Uma semana foi pouco. Tudo isso é novo para todos nós e, além de produzir o vídeo, a gente ainda teve a chance de discutir um problema que é comum dentro da escola”, explica Bruno.
Centro de Recuperação Feminino recebe oficina de Audiovisual

Depois da Marambaia e do Guamá, as oficinas chegam ao Centro de Recuperação Feminino. O objetivo das oficinas é também mostrar que o cinema pode ser um veículo de transformação e informação, principalmente para as camadas onde a sétima arte é tratada apenas como produto de consumo. O projeto Cine Periferia Pai D’égua é uma iniciativa da ONG Crias do Futuro em parceria com a Cufa-Pa. As oficina acontecer de 12 a16 de dezembro.

Em Outubro as internas tiveram uma sessão de cinema, onde o filme “Quem faz a minha moda sou seu”, mostrou como uma ex-detenta reconstruiu sua vida após passar pela mesma situação em que estão as internas. “O que a gente quer agora é mostrar para elas como também fazer isso, como contar a história delas, oferecer as técnicas para que elas possam se mostrar e assim sair dessa condição com mais ferramentas de sobrevivência”, conta Aline Machado, coordenadora geral da ONG.

A oficina vai abranger técnicas de captação de imagens, edição e roteirização de histórias e documentários. São 20 horas aulas e no fim elas deverão apresentar um produto final em forma de filme ou documentário sobe o cotidiano delas na instituição. Para o ministrante da Oficina Elrick Lima, o importante é fazer com que elas sintam que suas vidas tem importância.

 Apresentação no Ver-o-Rio encerra Itinerância do Projeto

 Depois de percorrer 16 locais da grande Belém, levar cinemas para as ilhas e ainda discutir a situação social do país em locais como o Centro de Recuperação Feminino e ainda com os internos da FASEPA, chega ao fim o projeto Cine Periferia Itinerante. O encerramento será nesta sexta-feira, dia 16 de Dezembro, no complexo Ver-O-Rio.

O filme exibido será o “5xFavela, Agora por nós mesmos” um projeto idealizado pela Cufa nacional que fez com que os moradores das favelas cariocas colocassem a mão na massa e discutissem o que há de melhor e de pior em suas comunidades.

Os projetos Cine Periferia Pai D’égua, Cine Periferia Itinerante e Oficinas de Audiovisual  são uma promoção e realização da ONG Crias do Futuro, que nasceu em 2008, cuja função é desenvolver projetos que auxiliem o desenvolvimento e de ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano. A Central Única das Favelas também é parceira nesse projeto.  

Nessas ações de Cinema, a ONG tem a patrocínio da Oi, da Semear, Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.
  
Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Próxima sessão de Cinema será na Cidade Velha

No dia 15 de dezembro, o destino do Cine Periferia é a Escola Estadual General Gurjão na Cidade Velha. O filme 5xFavela vai mostrar como as pessoas das comunidades cariocas lidam com temas como drogas e violência, além de falta de energia e pobreza. O Projeto Cine Periferia Itinerante é uma iniciativa da ONG Crias do Futuro e da Cufa/Pa.   

Cotijuba e Abrigo Dulce Acciole também já receberam o projeto

Mais de cem pessoas se reuniram na barraca da Rita Marley na última sexta-feira, o motivo era uma programação completamente diferente daquilo a que as crianças e adultos estavam acostumados diariamente. Os moradores puderam prestigiar uma sessão de cinema proporcionada pelo projeto Cine Periferia Itinerante.

O filme “5xFavela – Agora por nós mesmos” atraiu a atenção de Gabriela Nascimento de 15 anos, ela disse que ficou um pouco chocada com algumas histórias. “É uma realidade brutal essa, mas não podemos dizer que está muito longe do que vivemos. Aqui também presenciamos muitas coisas como drogas, mas ainda não temos tanta violência assim”, comemora a adolescente.

Atravessar a baía, com muitos equipamentos, para levar cinema a pessoas que vivem outra realidade tão perto de Belém foi recompensado segundo a coordenadora do projeto Aline Machado. “Ouvir as crianças e jovens rindo, e perceber como eles realmente estão encantados com a novidade faz com que a gente perceba como somos privilegiados e como realmente esse trabalho é necessário. Democratizar o acesso a cultura não é dever apenas do Estado, é nosso como cidadão também”, acredita a idealizadora do Cine Periferia Itinerante.





O projeto também esteve no Abrigo Dulce Acciole na semana passada. O intuito era promover uma tarde diferente para as internas abrigadas. As adolescentes que fogem uma realidade brutal tiveram momentos de divertimento e reflexão.


Vania Souza, de 12 anos, assistiu um filme em tela grande pela primeira vez emocionou-se com muitas cenas e afirmou “Ver essas histórias sempre faz a gente pensar em nossa própria vida”. Outra que ficou impressionada com as situações mostradas no 5xFavela foi Rafaela da Silva, de 15 anos, “Nada do que vimos é diferente do nosso cotidiano, mas o amor e a alegria de algumas histórias lembram as fases felizes que temos”, disse ela.
 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto do Crias do Futuro atravessa a baía e leva Cinema às Ilhas

Hoje, o projeto da Crias do Futuro e Cufa/Pa leva cinema a população de Cotijuba ilha que faz parte da grande Belém, mas ainda tem pouco a acesso a cultura. O projeto leva na bagagem toda a estrutura de um cinema para a comunidade assistir 5xFavela.