sexta-feira, 28 de outubro de 2011

5xFavela e Rio foram atrações do Cine Periferia Itinerante

Cinema no bairro e tratando de temas relacionados aos problemas dos comunidades foi o que o Projeto Cine Periferia Itinerante levou aos bairros da Pedreira e do Telegrafo nos dias 26, 27 deste mês. A exibição do documentário “5xfavela, agora por nós mesmos” e da animação “Rio” reuniu alunos, pais, e comunidade.
Para as donas de casa, Sibia Melo de 22 anos e Brenda Moraes de 35 a oportunidade foi única. “Essa programação infantil aqui pra crianças perto de casa a noite é importante para dar outra atividade as crianças que nesse horário ficam desocupadas ou reféns das más companhias na rua”, afirmou Brenda Moares. Já Síbia Melo foi mais enfática. “Olha, cinema perto de casa, uma programação saudável perto de casa é sempre muito bom, porque a gente pode curtir sem gastar e sem se preocupar”, explica.
As crianças também a provaram o projeto. Brenda Martins de 9 anos era uma das espectadoras sentadas na primeira fila “Adorei ver o filme assim nesse telão”,  sorriu a menina.
Na Escola de Samba Piratas da Batucada onde a comunidade assistiu 5xFavela, a atenção do público foi outra. O adolescente Ney Gabriel do Santos, de 15 anos, adorou a o filme e se sentiu representado na telona. “Esse tipo de filme é bom porque as pessoas podem saber como é a vida dentro das comunidades e nos olhar sem preconceito. O mais legal é que instiga a gente a mostrar também as nossas histórias”, afirma o adolescente.


PEDREIRA




TELÉGRAFO

A próxima sessão de cinema vai ser na Cidade de Emaús no Benguí, no dia 03 de Novembro. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cine Periferia chega a Pedreira e Telégrafo

Pedreira e Telégrafo vão receber as sessões de cinema do Cine Periferia Itinerante. A Escola de Samba Piratas da Batucada deve assistir o filme “5xFavela, agora por nós mesmos”, nesta quarta-feira. O Curro Velho vai ser a casa do Cine na quinta-feira ambos às 18h.  

O filme é um retrato do que a iniciativa quer realizar nas comunidades. Promover o reconhecimento de seu potencial como fonte de histórias e ainda formar os públicos desses locais para também produzir material para a tela grande. O projeto é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA, com patrocínio da Oi.
Depois de Cremação, Jurunas, Terra Firme, FASEPA e CRF, no sábado foi a vez de mosqueiro receber o projeto.
___________________________________________________________
Mosqueiro

O filme “5xFavela, agora por nós mesmos” foi apresentado neste sábado (22/10) para cerca de 300 moradores da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. A plateia vibrou com as histórias simples e ilustrativas sobre amor, honra, compromisso e diversão, escritas e idealizadas por moradores de comunidades cariocas. 

A cobradora de ônibus, Luciana Marques, de 25 anos, adorou a oportunidade. “Eu achei muito bom, porque aqui em Mosqueiro não tem um divertimento como esse aqui, principalmente para os adolescentes, então esse projeto veio trazer isso. Um filme com o qual nos identificamos e as gírias que são realmente a nossa cara”, afirma a Luciana.

Outro que também adorou o filme foi o participante dos Movimentos Hip Hop e de Graffiti de Mosqueiro, Jobert Rodrigues. Para ele, o filme foi mais que um momento de diversão, mas também de aprendizado. “O filme foi uma demonstração para os jovens de como lidar com a família e com algumas situações do cotidiano. Principalmente, mostrar o que acontece com quem mesmo sem querer entra no mundo do crime”, acredita Jobert.




Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Mastro e 5xFavela são atrações de sábado na Ilha do Mosqueiro

Cinema gratuito e de qualidade é o que será apresentado neste sábado na Ilha de Moqueiro, distrito de Belém, cerca de trezentas pessoas são esperadas para a exibição dos documentários “O Mastro de São Caralho” e “5xFavela, agora por nós mesmos”. Os dois filmes foram idealizados, criados, dirigidos e produzidos pela própria comunidade. O primeiro em Mosqueiro e o segundo por moradores das favelas cariocas. 

O projeto que leva filmes da comunidade para a comunidade é o Cine Periferia Itinerante uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA. Mosqueiro é o 5º lugar em que o projeto chega com a proposta de divertir e promover uma reflexão sobre o cotidiano nessas lugares.

“O Mastro de São Caralho” é um documentário de 23 minutos, que expõe a revolta da população do local com o poder público que só lembra da ilha no período de férias. Na programação deste sábado, está ainda a produção “5xFavela, agora por nós mesmos”, outro documentário, que em cinco episódios, escritos, idealizados e dirigidos por moradores das favelas cariocas mostram a realidade de quem vive nessas comunidades.

O projeto Cine Periferia Itinerante também exibiu o “5xFavela, agora por nós mesmos” na última sexta-feira (21/10) para quinze internos da Fundação de Assistência SocioEducativa do Pará (FASEPA), antiga Funcap. O objetivo era provocar nos internos a vontade de contar suas próprias histórias através do cinema. Além de "5xFavela", os internos também assistiram a produção co-brasileira “Favela no Ar”. Os dois filmes alertaram os adolescentes para possibilidades ainda não imaginadas.

 


Para a coordenadora do projeto, Aline Machado, os filmes tem sempre uma mensagem a ser dada ao público a que é apresentado, essa é a diferença do projeto, o total comprometimento com a comunidade em que está inserido.

O projeto Cine Periferia Itinerante vai percorrer 16 bairros e algumas cidades paraenses entre elas, Abaetetuba e São Caetano. Já foram visitados Terra Firme, Jurunas,Cremação, CRF, FASEPA. Estão agendados ainda Pedreira, Telégrafo, Bengui, Guamá, Pratinha, Tapanã, Icoaraci, Reduto, . 

Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro e CUFA PA.