segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Crias do Futuro" Semana Pedagógica

O projeto Crias do Futuro objetiva oferecer aos adolescentes oficinas sócio-culturais de Break, DJ, Fotografia, Grafite e Percussão, proporcionando ferramentas de inclusão e espaço de discussões e reflexões que possibilite o protagonismo juvenil através de produções culturais. Todas as oficinas serão realizadas neste momento em Cinco bairros periféricos da cidade de Belém (Guamá, Terra Firme, Jurunas, Telegrafo e PAAR). Com o objetivo de atender 100 jovens, de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social ou que se encontra em situação de convivência com a violência, destacadamente os seguintes segmentos sociais da juventude: adolescentes em conflito com a lei, jovens egressos do sistema penitenciário e jovens em situação de descontrole pessoal/familiar grave; Promovendo um ambiente que retire os jovens da ociosidade e da vivência com o crime ou violências, oferecendo-lhes escolhas para traçar novos caminhos de um enriquecimento cultural, verbal e social no enfrentamento dessa criminalidade e da violência, e auxiliar de forma significativa para a redução dos altos índices de criminalidade desses bairros.

Nesta Segunda-Feira Dia 22 de agosto começou a Semana de Pedagógica, com a intenção de contribuir no processo didático aos instrutores da oficina.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana da Curadoria.


Semana da Curadoria de 15 a 19 de agosto.
Curadores: Miguel Raoni, Aline Machado e Victor Pamplona

As inscrições terminaram, agora é  hora de selecionar os filmes para serem exibidos na tela do Cine Olympia. Brevemente a programação estará disponível no blog: www.cineperiferiapaidegua.blogspot.com
Agradecemos a todos que nós enviaram os vídeos e contamos com  presença em nosso festival.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entrevista 14h30 - Sem Censura Pará - TVC PA no Dia 01 de Agosto de 2011.

Entrevista no Sen Cnsura Pará no Dia 01 de Agosto de 2011.
14h30 - Sem Censura Pará - TVC PA

FESTIVAL CINE PERIFERIA PAI D’ ÉGUA ABRE INSCRIÇÕES PARA OBRAS INDEPENDENTES.




·         Primeira edição do Festival idealizado pela ONG Crias do Futuro em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA, tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi futuro
   A 1ª edição do Cine Periferia Pai D’Égua já está com as inscrições abertas para receber obras audiovisuais independentes nos formatos de vídeo-minuto, curta, média e longa-metragem. Os selecionados farão parte da mostra de cinema idealizada pela ONG Crias do Futuro, em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA. O objetivo é incentivar e fomentar a cultura de periferia, por meio da produção de filmes assinadas por jovens moradores de comunidades periféricas da capital paraense e nacional. Selecionado em 2010 pelo Programa Oi de Patrocínios Incentivados, o projeto vai oferecer ainda oficinas e palestras para os jovens interessados em produzir suas obras.  As inscrições estão abertas até o dia 07 de agosto de 2011.
   O Cine Periferia Pai D’égua acontecerá de 06 a 11 de setembro, no Cine Olympia, em Belém. Os filmes selecionados concorrerão a troféus nas categorias de melhor direção, roteiro, vídeo minuto, curta, média e longa-metragem de ficção ou documentário. É uma proposta inédita e singular na difusão e fomento de filmes produzidos nas periferias brasileiras, contribuindo para a formação de platéia e democratização do acesso da população aos filmes considerados alternativos e independentes. “Mais do que uma mostra, o Cine Periferia Pai D’égua é um espaço exibidor que acompanha e registra a atual evolução da linguagem cinematográfica vinda da periferia”, conta Aline Machado, coordenadora do projeto.
As obras inscritas deverão obedecer certas regras, estabelecidas no regulamento, como não conter conteúdos com apologia ou incitação ao uso de drogas de qualquer espécie, ao racismo, a homofobia, a violência sexual ou qualquer outra forma de violência e\ou qualquer tipo de discriminação. As produções também devem cumprir o objetivo do evento: exibir filmes vindos da periferia, de forma a retratá-la. Mais informações sobre o regulamento e inscrições no endereço eletrônico http://cineperiferiapaidegua.blogspot.com ou pelos e-mails cineperiferiapaidegua@yahoo.com.br e cintialuna.cufa.pa@gmail.com.
  Após o evento, os filmes selecionados para a mostra percorrerão espaços alternativos de exibição por toda a região metropolitana de Belém, na ação denominada Cine Periferia Itinerante.
  O Crias do Futuro e a Central Única das Favelas - CUFA PA nasceram no ano de 2008 na cidade de Belém, trazendo como missão desenvolver projetos, que contribuam para o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens de comunidades periféricas em situação de risco social. Promover, incentivar e fomentar ações culturais, sociais, educacionais, esportivas e de promoção da cidadania, são ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano.
Este projeto conta com o patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e com o apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.

Sobre O Crias do Futuro
  A organização desenvolve vários projetos culturais entre eles o Hip Hop, um movimento artístico cultural, político e social que aproxima os jovens alijados de todos os mecanismos de emancipação, indicando formas criativas e alternativas de superar a segregação. E com mais amplitude, envolve e informa a sociedade sobre a relevância de todo o processo destas ações. Também são utilizadas outras formas de linguagens, ampliando e atingindo outras expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.
Sobre o Oi Futuro
  O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. Em parceria com o governo federal, a Oi já leva banda larga a mais de 47 mil escolas públicas na sua área de atuação, beneficiando milhões de estudantes. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

Assessoria de Comunicação - Cíntia Luna