quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Quem disse que o Rap não é popular e brasileiro?

Vem ai o Rap Popular Brasileiro Festival

Sim, o Rap é popular e brasileiro. Pode até ser que ele tenha surgido nos Estados Unidos, e que tenha a sigla em inglês (Rhythm And Poetry - Ritmo e Poesia), mas não há dúvidas de que ele, o Rap, é uma das maiores expressões populares de manisfestação das favelas brasileiras.

Pensando nisso, a CUFA criou o RPB – Rap Popular Brasileiro, um festival que tem por objetivo apresentar e divulgar novos grupos e cantores de rap, abrindo espaço para novas expressões artísticas e culturais deste gênero, que não são tão conhecidos pelo grande público, estimulando o mercado cultural brasileiro.

O evento reunirá grupos de todos os estados, incluindo o Distrito Federal. Haverá disputas estaduais que classificarão os concorrentes para a final nacional a ser realizada no Rio de Janeiro, tudo isso nos meses de junho e julho. Serão dois meses de musicalidade e poesia das favelas em todo o Brasil.

Por Fernanda Quevedo



Com o objetivo de democratizar a Sétima Arte, o CineCufa é um festival internacional de cinema que exibe somente produções criadas por moradores e legítimos representantes das favelas. Não apenas das favelas do Brasil, mas das favelas do mundo.

Realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro), no mês de maio de 2009, o festival realizará sua terceira edição.

Não foram só os facilitadores tecnológicos, como a câmeras digitais e de celulares, que impulsionaram os moradores das favelas a realizarem obras cinematográficas. Esta nova ordem estética e cultural nasce também da vontade e necessidade da periferia de ser protagonista de sua própria história e de expor seu ponto de vista, de retratar o mundo segundo sua própria ótica. O fator tecnológico, entretanto, foi a mola propulsora que alavancou mundo a fora cursos e oficinas de capacitação.

Desta renovação nasceu também o Núcleo de Audiovisual da Cufa, atuante como uma produtora de vídeo desde o ano 2000. Entretanto, além de produzir é preciso exibir. E por identificar esta lacuna no mercado de exibição a Cufa criou esta janela para difusão das mais diversas obras cinematográficas realizadas pela periferia.

Com isso pretendemos valorizar cada vez mais as produções dos cineastas de favela, bem como fomentar a construção de uma identidade que passe a atuar mais fortemente no mercado cinematográfico.


O CineCufa exibe obras com tema, gênero e duração livres, tendo como única prerrogativa para exibição da obra a atuação da favela como protagonista do projeto.

Como prova do crescimento do nosso festival, na 2ª edição, tivemos como novidade o prêmio “Governo do Rio – Na Tela da Favela”, que se dividiu em dois quesitos: “Voto Popular” e “Júri Especializado”. A premiação serviu como incentivo a novas produções destes realizadores, que ganharam legendagem de seus filmes e equipamentos.

Isto comprova que o CineCufa está no caminho certo, dando visibilidade aos talentosos cineastas de favela, cujas obras normalmente não têm acesso às salas de exibição.

É a favela mostrando ao mundo seu pensamento, seu talento!

É a favela escrevendo sua própria história.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Maria Maria em ação!



Núcleo de mulheres da cufa planeja ações para o dia 08 de março

Por Hellen Tavares CUFA PA


O dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março tem uma importância simbólica no calendário de luta das mulheres. Neste dia, mulheres e homens realizam em todo mundo atos de mobilização em homenagem as conquistas alcançadas ao longo dos anos. A data também serve para reafirmar a necessidade de continuarmos na luta pela construção de um mundo mais igualitário para todos.

É com esse espírito, que o Núcleo Maria Maria da Central Única das Favelas prepara em todo Brasil, ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Em Brasília-DF, o Núcleo de Saúde EDUCAVIDA oferecerá as mulheres cursos na área de saúde, com enfoque na melhoria das condições de vida e saúde , em todas as fases do seu ciclo vital. Também estará disponível curso de comportamento, etiqueta e moda.

No Maranhão a festa ficará por conta do Lançamento oficial do Núcleo Maria Maria. Já em Sinop - MT, a data será comemorado com uma intensa agenda, que vai desde a realização de seminários com palestras sobre os direitos das mulheres a ações culturais, com danças, músicas, apresentações e entrega de arrecadação de roupas. Em Cuiabá - MT as atividades estarão voltadas para as adolescentes em conflito com a lei, assim como em Tocantins, Palmas, onde a CUFA pretende levar as mulheres em situação de cáceres alegria, festa e muita discussão.

Em Mato Grosso do Sul, Dourados e Sergipe, Aracaju a agenda está sendo articulada em conjunto, com o poder público e outras organizações da sociedade civil organizada. Assim como em Rio Grande do Norte, Natal onde a CUFA prepara uma grande festa que tem como nome Intervenção Social "Grafritando o 8 de março", com apresentação de Mc´s e B.girls. No Pará, Belém a proposta é realizar um grande debate sobre a realidade das mulheres no Estado.

A agenda não para de crescer e brevemente disponibilizaremos aqui todas as ações do Maria Maria no dia 08 de Março.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

CUFA PARÁ ESPANDE SEUS LIMITES




Como parte do projeto de mobilização e fortalecimento da CUFA no estado do Pará, a coordenação da entidade no estado, iniciou esta semana as ações para a criação de novos pólos. A primeira cidade visitada foi a bucólica Barcarena.

A cidade que possui 102.015 habitantes, fica a 87km de Belém e tem um grande potencial industrial e comercial, por conta de algumas empresas do grupo Vale, que há muitos anos estão presentes naquela região, como a ALBRAS e ALUNORTE.

A equipe da CUFA Pará formada pela coordenadora, Aline Machado, pela coordenadora de projetos especiais, Hellen Tavares e pela coordenadora de comunicação, Luciana Hage, estiveram em Barcarena, no último dia 07 de fevereiro, para uma reunião com Edson Cunha, que é um artista de grafite, além de ser um Happer muito conhecido na cidade.

Na ocasião foi apresentada ao Edson os projetos e ações desenvolvidos pela CUFA em todo o Brasil, em especial as que têm sido realizadas em Belém. E a proposta foi lançada, abrir uma unidade da instituição no município. A resposta foi positiva e a partir de então está oficialmente aberta a mais nova base da CUFA, sob o comando de Edson Cunha.

Na certeza de que naquele momento nasceu, acima de tudo, uma grande parceria, o nome do mais novo coordenador da CUFA já está incluído na lista do grupo nacional. E em muito breve será possível ter notícias positivas da base caçula.