domingo, 26 de outubro de 2008

Ministério do Esporte e Cufa discutem projeto para formar parceria com o Pronasci

O secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, participou nesta quarta-feira (22), do Encontro da Central Unica das Favelas (Cufa) em Brasília (DF), onde apresentou os programas esportivos-sociais da pasta e debateu o esporte de partipação. Ao lado do presidente da Cufa, Celso Atayde, do coordenador de Políticas Para a Juventude, Reinaldo Gomes e do rapper MV Bill, o secretário colaborou com 60 coordenadores estaduais e do Distrito Federal na elaboração de uma proposta de parceria junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que será entregue amanhã (23), ao ministro da Justiça, Tarso Genro.

O Pronasci é uma iniciativa inédita de combate a criminalidade no país. Tem como público beneficiado jovens de 15 a 25 anos egressos no sistema prisional, reservistas, em descontrole familiar e em conflito com a lei, presos ou adolescente infrator. As ações são desenvolvidas em regiões metropolitanas brasileiras mais violentas.

“O objetivo desse encontro é a construção de oficinas para criar ações de trabalho da Cufa, buscando parcerias como por exemplo, a construção de Centros Esportivos - com quadras poliesportivas, salas multiuso, arenas, vestiários, banheiros, entre outros” anunciou Celso Ataide. Segundo ele, esse espaçoes serão uma referência da comunidade e funciorarão como centros de convivência promovendo, inclusive, o basquete de rua e o hip-hop, sediando eventos culturais, escolares e esportivos.

MV Bill, por sua vez, elogiou a proposta do governo federal junto ao Pronasci, voltada para a segurança pública e aos jovens. Segundo ele, o diálogo é uma forma muito importante de atrair a juventude que é vitimada e reprodutora dessa violência. “Por meio do esporte, da educação também estaremos usando esses jovens como exemplos de resgate, como protagonistas dessas mudanças, pois agora as politicas chegam com eficiência porque são propostas às lideranças que atuam em comunidades polulares”, afirma.

Representando o ministro do Esporte, Orlando Silva, o secretário executivo fez uma retrospectiva da historia do esporte no pais, e mostrou os avanços do setor. Ele lembrou que o acesso que antes era assegurado prioritariamente à uma minoria de jovens estudantes em colégios particulares, detentoras de excelentes infra-estruturas esportivas - desde 2003 com a constituição de um ministério exclusivo do Esporte, passou a ser um direito do cidadão e a ser universalizado. “Isso implica dizer sociedade sadia embuida nos valores do esporte é sinônimo de cabeça sadia. Os grandes campeões olímpicos sairam das periferias da cidade. Um bom exemplo aconteceu com o futebol”, citou.

Ele destacou ainda que o Ministério do Esporte por meio de quatro programas também está sendo beneficiado pelo Pronasci. O convênio interministreial envolveu um repasse, para 2008, no valor de R$ 32.470.788,44.

Os recursos foram destinados aos programas: Praças da Juventude, que já está construindo praças novas em vários estados do país; ao Esporte e Lazer da Cidade, que garante ações de esporte e de lazer aos jovens inseridos em suas em comunidades carentes; ao Pintando a Liberdade, que por meio da produção de material esportivo promove a ressocialização de detentos do sistema prisional do país; e ao Pintando a Cidadania, que através da produção também de material esportivo gera emprego e renda às famílias carentes.

Coordenadora da Unesco se emociona com a Cufa

A coordenadora geral da Área Programática e de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, esteve no encontro da Central Única das Favelas, Cufa, na tarde desta quinta-feira (23) falando sobre a relação entre a Cufa e a Unesco, que já vai completar 10 anos.

Marlova comentou sobre os espaços que a Cufa vem conquistando ao longo dos anos. Mostrou-se orgulhosa por ver “algo que começou tão pequeno, como uma idéia, ganhar uma dimensão tão grande, capaz de influenciar na construção de políticas públicas. Até pouco tempo essa conversa era com os intelectuais, com os políticos, a periferia era considerada apenas como uma beneficiária dos programas”.

O sucesso da organização Cufa já rompeu as fronteiras. “A Unesco está fazendo um projeto com uma universidade inglesa para estudar a Cufa e o Afro Reggae, movimentos que vêm das comunidades, liderados por pessoas da comunidade que conseguem sair do morro e chegar ao asfalto com muita coisa para ensinar”, anuncia Marlova.

Ela disse ainda que estes movimentos “impõem um espaço que vai além da interlocução, um espaço de respeito. Isso não é tarefa fácil e nem é pouca coisa, os governos tendem a se isolar e serem auto-referentes, acham que sabem fazer. A Cufa está ampliando esses espaços de interlocução”, afirmou Marlova.
De um modo geral as ONGs surgem com muita força, fazem um caminho de ascensão, atingem o apogeu e a tendência é entrar em declínio, a Cufa fez um processo inverso, atingiu o apogeu com o lançamento de “Meninos do Tráfico” e soube manter e consolidar esse estado. Se estabeleceu no patamar de influência e penetração nos espaços públicos, nos 27 Estados, consolidando a interlocução com prefeitos, governadores, presidente da república, organismos internacionais e meios de comunicação.

Segundo Marlova, mais que respeito, a Cufa conquistou o carinho dos parceiros, construiu uma relação de amizade, companheirismo e igualdade. ” Não me importo se as autoridades gostam de mim, porque elas são passageiras, mas a Cufa gostar de mim, isso é muito importante . meu coração se orgulha e se emociona.

Por Rísia Lima/Cufa TO



quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Escolha o nome da Sala de Leitura da CUFA-CDD

A sala de leitura da CUFA Cidade de Deus vai ser "batizada" no dia 04 de novembro – Dia da Favela – e você pode ajudar a escolher o nome daquele espaço votando no blog http://www.saladeleitura-cufacdd.blogspot.com/ , onde existe uma pequena biografia dos “candidatos” para lhe auxiliar na decisão.

A Sala de Leitura possui aproximadamente 400 livros e 300 leitores cadastrados, com idades entre 06 e 60 anos. Lá são realizadas várias atividades, tais como pesquisas escolares, contação de histórias e atividades pedagógicas que abordam temas diversos relacionados ao Projeto Político Pedagógico/2008 do núcleo, além de empréstimos de livros para a comunidade.


Por isso, pense bem e dê o seu voto, que será dado em homenagem a uma personalidade negra representativa para o povo da periferia e brasileiro como um todo, remetendo-nos à força daqueles que lutaram e lutam para se firmar como sujeitos de sua/nossa história.
Apuração dos votos: dia 04 de novembro – Dia da Favela

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ciclo de Palestras “Vivendo os direitos humanos e a justiça social na universidade”

A Cufa Pará esteve presente no ciclo de palestras realizado pela UEPA.
As situações de violência física e simbólica que ferem direitos básicos do humano - como liberdade, dignidade e expressão - e o papel das universidades, de discutir com a sociedade medidas de combate a esses abusos, estarão em pauta durante o circuito de palestras “Vivendo os direitos humanos e a justiça social da universidade”, promovido pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), que foi realizado entre os dias 16/09 a 02/10, nas cidades de Belém, Altamira e Tucuruí.
A abertura da programação aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), com o credenciamento, seguido das mesas redondas: “Estatuto da Criança e do Adolescente: precisa mudar?”; “Pedofilia: crime ou doença?”; “Violência contra a mulher: quando começa?”; “Prostituição: profissão x crime”.
Interior – Os campi de Altamira, Tucuruí e Santarém estão entre os que também promoverão as discussões - nos dias 19 de setembro e 2 a 10 de outubro, respectivamente. O pró-reitor de Extensão da UEPA, Manoel Maximiano, que participará das ações, destacou a importância da instituição internalizar essas discussões para ampliar o debate desde a graduação. “Queremos envolver alunos, professores e a comunidade para fortalecer esse movimento de valorização e combate a violência”, frisou.

Prêmio Hutúz

Apuração dos Indicados: 11 de outubro

2ª fase da votação no site: 20 de outubro

Prêmio : dia 27 de novembro



Há nove anos, artistas de todo o País vivem a expectativa de sair do Canecão com o Prêmio Hutúz em mãos. Esse é o único prêmio destinado exclusivamente à cultura Hip-Hop no Brasil. Um corpo de jurados renomados, de todos os estados da federação, indica os cinco artistas que concorrerão nas 15 categorias. O voto popular também tem lugar marcado na maior premiação do Hip-Hop nacional.
Categorias:
- Revelação do Ano
- Melhor Grupo Norte Nordeste
- Produtor Revelação
- Melhor Videoclipe -
Confira aqui os classificados para a primeira fase da votação do Prêmio Hutuz. *
- Destaque do Break
- Hip Hop Ciência e Conhecimento
- Destaque do Graffiti
- Melhor DJ de Grupo
- Melhor Demo Masculino -
Confira aqui os classificados para a primeira fase da votação do Prêmio Hutuz. *
- Melhor Demo Feminino -
Confira aqui os classificados para a primeira fase da votação do Prêmio Hutuz. *
- Grupo ou Artista Solo
- Destaque Gospel
- Melhor Álbum
- Melhor Música
- Melhor Site de Grupo de Rap* Esta categoria na primeira fase é votada apelas pelo juri especializado e estará aberta a votação popular atravéz do site na segunda fase, a partir de 17 de Outubro.